SYNTHESIS AND EVALUATION OF SCHIFF BASE COMPOUNDS AS COPPER AND NICKEL CHELATORS AND RADICAL SCAVENGERS.
SÍNTESE E AVALIAÇÃO DE COMPOSTOS DE BASE DE SCHIFF COMO QUELANTES DE COBRE E NÍQUEL E SEQUESTRADORES DE RADICAIS
Resumo
Vários processos envolvendo reações oxidativas têm grande importância em nossa rotina. Como os antioxidantes são muito importantes em diversas áreas industriais, três compostos de base de Schiff foram sintetizados, caracterizados (ovalen, valen e dhben) e avaliados quanto ao potencial antioxidante, atuando como sequestradores de radicais e quelantes de metais de transição. Suas constantes de estabilidade com os íons Ni(II) e Cu(II) foram calculadas e sua capacidade antioxidante foi determinada por um ensaio de atividade quelante e pelo método DPPH. O Dhben mostrou uma maior capacidade de quelar íons cobre do que íons níquel em baixas concentrações da base de Schiff. Ovalen também é um ótimo agente quelante, sendo melhor com níquel do que com cobre. Os resultados concordam com as constantes de ligação obtidas 9,09 X 102 L mol-1 para [Cu-dhben] e 9,91 X 102 L mol-1 para [Ni-ovalen]. No ensaio DPPH, observou-se que dhben e ovalen foram capazes de diminuir a concentração de DPPH, no entanto, dhben poderia atingir o IC50 mesmo em baixas concentrações. O dhben e o ovalen são bons agentes quelantes de cobre e níquel, mas quando se trata de radicais livres, o dhben é o melhor agente.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Production Engineering - BJPE

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Todos os trabalhos publicados na Brazilian Journal of Production Engineering (BJPE) estão licenciados sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Isso significa que:
-
Qualquer pessoa pode copiar, distribuir, exibir, adaptar, remixar e até utilizar comercialmente os conteúdos publicados na revista;
-
Desde que sejam atribuídos os devidos créditos aos autores e à BJPE como fonte original;
-
Não é exigida permissão adicional para reutilização, desde que respeitados os termos da licença.
Esta política está em conformidade com os princípios do acesso aberto, promovendo a ampla disseminação do conhecimento científico.


2.png)

























































