Turismo na cidade de São Paulo de bicicleta: fatores determinantes na escolha do roteiro cicloturístico urbano
Palavras-chave:
Turismo de bicicleta, Turista, Itinerário turístico, Mobilidade urbana, São PauloResumo
Este estudo analisa as condições que influenciam o turista a utilizar a bicicleta como meio de transporte quando visita um destino turístico urbano. Neste contexto, pretende-se descobrir que tipo de motivações são percebidas pelos ciclistas durante as suas viagens para fins turísticos na cidade de São Paulo. Os métodos incluem pesquisa bibliográfica e documental e pesquisa empírica. Houve um número significativo de indivíduos que utilizaram a bicicleta ao visitar diferentes partes da cidade, privilegiando o prazer de andar de bicicleta e ao mesmo tempo descobrir as suas atrações. Neste contexto, verificou-se que a bicicleta representa um componente que desempenha um papel importante não só como meio de transporte, mas também como elemento motivador para os visitantes explorarem o destino, aprenderem sobre a sua cultura, além de desfrutarem com maior liberdade das suas atrações. Destaque, no entanto, para a necessidade de uma infraestrutura de bicicleta urbana que permita aos visitantes desfrutar plenamente do potencial turístico da cidade.
Downloads
Referências
Lamont, M. (2009). Reinventing the Wheel: A Definitional Discussion of Bicycle Tourism. Journal of Sport & Tourism. 14(1), 5-23.
Lanzillotta, A. (2013). Cicloturismo: por uma diversificação do turismo realizado na cidade do Rio de Janeiro. Niterói: Universidade Federal Fluminense.
Quivy, R. & Campenhoudt, L. (2005). Manual de Investigação em Ciencias Sociais. Lisboa: Gradiva.
Ritchie, B. W. (1998). Bicycle tourism in the South Island of New Zealand: planning and management Issues. Tourism Management, 19(6), 567-582.
Schetino, A. (2006). O cicloturismo como vivência crítica e criativa de lazer. Belo Horizonte: Centro de Estudos em Lazer e Recreação (CELAR) – Monografia especialização em Lazer na Universidade Federal de Minas Gerais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Production Engineering
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Atribuição 4.0 internacional CC BY 4.0 Deed
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho não comercialmente, contanto que eles creditem a você e licenciem suas novas criações sob os mesmos termos.