A ELABORAÇÃO DAS NORMAS LEGAIS E SUA INFLUÊNCIA NA GESTÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS
Resumen
O crescimento populacional e a constante inovação tecnológica, com obsolescência programada, provocou um aumento na geração de resíduos sólidos (RS). De acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (2014), a quantidade de RS urbanos gerados no Brasil em 2014 foi de aproximadamente 78,6 milhões de toneladas, das quais cerca de 7 milhões receberam destinação imprópria. Ao mesmo tempo, os consumidores estão mais conscientes ecologicamente e as organizações perceberam o retorno de produtos como um fator importante na obtenção de vantagem competitiva. Neste contexto, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) é a principal regulamentação que define o conceito e a implantação da logística reversa (LR) no Brasil (BRASIL, 2010). De acordo com essa lei, os produtores, importadores e comerciantes são responsáveis pelos impactos causados pela produção, transporte, consumo e destinação de produtos (XAVIER; CORRÊA, 2013). Países como os Estados-Membros da União Europeia (UE) são líderes no mundo na gestão de RS (BANCO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL, 2012). Assim, o presente trabalho objetiva levantar, em nível internacional, fatores que sejam determinantes para o sucesso da LR nestes países e verificar se a legislação brasileira contempla tais fatores.
Descargas
Referencias
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EMPRESAS DE LIMPEZA PÚBLICA E RESÍDUOS ESPECIAIS - ABRELPE. (2014) - Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil. Disponível em: <http://www.abrelpe.org.br/Panorama/panorama2014.pdf>. Acesso em: 14 ago. 2015.
BANCO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL - BNDES. (2012) - Análise das Diversas Tecnologias de Tratamento e Disposição Final de Resíduos Sólidos no Brasil, Europa, Estados Unidos e Japão. Pernambuco: s.n.
BRASIL. (2010) - Lei No 12.305, de 2 de agosto de 2010. Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos; altera a Lei no 9.605, de 12 de fevereiro de 1998; e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília.
GIL, A.C. (2008) - Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas.
JURAS, I.A.G.M. (2012) - Legislação sobre resíduos sólidos: comparação da Lei 12.305/2010 com a legislação de países desenvolvidos. Consultoria Legislativa, Câmara dos Deputados, Brasília.
UNIÃO EUROPEIA (2008) - Diretiva 2008/98/CE do Parlamento Europeu e do Conselho de 19 de novembro de 2008. Relativa aos resíduos e que revoga certas diretivas. Jornal Oficial da União Europeia: 22 nov. 2008. Estrasburgo.
XAVIER, L.H. & CORRÊA, H.L. (2013) - Sistemas de logística reversa: criando cadeias de suprimento sustentáveis. São Paulo: Atlas.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2015 Brazilian Journal of Production Engineering - BJPE

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.

Todas las obras publicadas en la Revista Brasileña de Ingeniería de Producción (BJPE) están bajo la licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
Esto significa que:
Cualquier persona puede copiar, distribuir, exhibir, adaptar, remezclar e incluso utilizar comercialmente el contenido publicado en la revista;
Siempre que se reconozca debidamente a los autores y a BJPE como fuente original;
No se requiere permiso adicional para la reutilización, siempre que se respeten los términos de la licencia.
Esta política cumple con los principios de acceso abierto, promoviendo la amplia difusión del conocimiento científico.


2.png)


























































