SISTEMAS DE REDES SUBTERRÂNEAS DE ENERGIA ELÉTRICA NO BRASIL
Resumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar o sistema subterrâneo de energia elétrica e as suas principais configurações, assim, determinando a melhor forma de operação dos equipamentos empregados ao longo da extensão da rede elétrica de sistemas de cabos subterrâneos em baixa tensão e em média tensão, de forma a garantir uma maior qualidade de serviço, elevar a segurança e diminuir o impacto visual que as linhas aéreas produzem nos grandes centros urbanos. Na metodologia aplicada foi necessário compreender quais os materiais e as suas características mais para aplicação dos cabos subterrâneos. Em suma, deste modo é necessário utilizar os métodos aqui apresentados, recorrendo a equipamentos específicos, pois os defeitos em cabos subterrâneos são mais complicados de identificar e de localizar.
Downloads
Referências
AZEVEDO, Fernando Araújo de. Dissertação: Otimização de rede de distribuição de energia elétrica subterrânea reticulada através de Algoritmos Genéticos. Curitiba: Universidade Federal do Paraná. Mestrado em Engenharia Elétrica, 2010.
BARRETO, Gustavo de Andrade. Dissertação: Estudo de viabilidade de um sistema de monitoramento de baixo custo para os sistemas de distribuição reticulados subterrâneos. São Paulo: Universidade de São Paulo. Pós-Graduação em Energia, 2010.
BIBIANO, R. M., PROPOSTA DE DIRETRIZES PARA CONTROLE DE TENSÃO EM SISTEMAS DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA, Monografia submetida ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, 2014.
DUTRA, Jorge, Norma de Projetos para redes de distribuição subterrânea. Gerência de Engenharia da Distribuição, Rio de Janeiro: Light, 2012.
GAUCHE, Edward; ANDRADE, Fabiano F.; COELHO, Jorge; et al. “Monitoração de Redes Subterrâneas para a Melhoria da Qualidade na Distribuição”. VII CBQEE – Conferência Brasileira Sobre Qualidade da Energia Elétrica. Santos, 2007.
GERÊNCIA DE ENGENHARIA DA DISTRIBUIÇÃO, PTL 0307, Instalação, Operação e Manutenção de Chaves à Gás SF6, da Rede de Distribuição Subterrânea, LIGHT, 1999.
GERÊNCIA DE ENGENHARIA DA DISTRIBUIÇÃO. Norma de projeto para redes subterrâneas de distribuição até 13,8 kV. Rio de Janeiro: LIGHT, Revisão 2012.
GERÊNCIA DE OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO CENTRO-SUL, PTL 0301, Instalação e Manutenção de Transformadores de Distribuição Subterrânea, LIGHT, 1999.
GERÊNCIA DE REDES SUBTERRÂNEAS, PTL 0303, Instalação, Operação e Manutenção Preventiva de Chaves de Manobras à Óleo da Rede de Distribuição Subterrânea, LIGHT, 2011.
GERÊNCIA DE REDES SUBTERRÂNEAS, PTL 0368, Inspeção e Reparos em Câmaras Transformadoras da Distribuição, LIGHT, 2011.
L.M.D.M, Estudo: A Transformação Das Redes De Distribuição De Energia Aéreas Em Subterrâneas, disponível em: http://www.lmdm.com.br/wp-content/uploads/2014/10/Estudo-Redes-A%C3%A9reas-x-Subterr%C3%A2neas.pdf, pesquisado em 16/04/2017.
NAKAGUISHI, Marcos Issao; HERMES, Paulo Diego. Projeto de conclusão de curso: Estudo comparativo técnico/financeiro para implantação de redes de distribuição subterrânea. Curitiba: Universidade Federal do Paraná. Graduação em engenharia elétrica, 2011.
VELASCO, G.D.N. Arborização Viária x Sistemas de Distribuição de Energia
Elétrica: Avaliação dos Custos, Estudo das Podas e Levantamento de Problemas
Fitotécnicos. 117 f. Dissertação (Mestrado em Agronomia), Universidade de São
Paulo, São Paulo, 2003.
VIANA, FILLIPE RAMOS. Projeto de conclusão de curso: Sistemas de Distribuição Subterrânea de Energia Elétrica. Rio de Janeiro, Universidade Veiga de Almeida, 2014.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Production Engineering - BJPE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Atribuição 4.0 internacional CC BY 4.0 Deed
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho não comercialmente, contanto que eles creditem a você e licenciem suas novas criações sob os mesmos termos.