O desenvolvimento da iconografia veneziana da Vênus

do idealismo de Giorgione ao realismo de Ticiano

Autores

Palavras-chave:

Renascimento veneziano, Iconografia veneziana de Vênus, Giorgione, Ticiano

Resumo

Este artigo visa compreender o desenvolvimento e a consolidação da iconografia veneziana da Vênus a partir de comparações e análises sobre a Vênus Adormecida, de Giorgione, e a Vênus de Urbino, de Ticiano levando em consideração: as prováveis fontes visuais e textuais; a possível influência dos tratados sobre o amor; além do papel que a cultura veneziana, as preferências dos comitentes, e as opiniões de críticos e teóricos da arte podem ter desempenhado na transição da representação de Giorgione – ainda idealizada, apesar do crescente naturalismo –, para a de Ticiano; uma beleza puramente material, que definiu um novo padrão de representação e tornou-se referência para artistas até o século XIX.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tânia Carvalho, Unifesp

Tânia Kury Carvalho é mestra em História da Arte pela Unifesp (Arte e Tradição Clássica); especialista em Comunicação e Semiótica, pela Universidade Gama Filho; graduada em comunicação social pela Universidade de Taubaté; Designer Gráfica formada pela Escola Panamericana de Arte.

Referências

BAYER, Andrea. From Cassone to poesia: Paintings of love and marriage. In: ___(Org.) Art and love in Renaissance Italy. Londres: Yale University Press, 2008, p.230-237.

BEMBO, Pietro. Gli Asolani. Curadoria: Carlo Dionisotti. Torino: E-Text, 1966. Disponível em: <https://www.liberliber.it/online/autori/autori-b/pietro-bembo/gli-asolani/>acessado em 30 de agosto de 2019.

BERENSON, Bernhard. The Venetian Painters of the Renaissance with an index to their work. New York: G. P. Putnam's sons, 1894.

BERRA, Cláudia. La scrittura degli “Asolani” di Pietro Bembo. Firenze: dell’Università degli Studi di Milano, Facoltà di Lettere e Filosofia, 1996.

BOULÈGUE, Laurence. Introduction. In: NIFO, Agostino. Du Beau el de L’Amour. Le Livre du Beau. Tradução: Laurence Boulègue. Paris: Les Belles Lettre, 2003.

CAROLI, Flavio e ZUFFI, Stefano. Titien. Paris: Librairie Arthème Fayard,1990.

CHASTEL, André. Marsile Ficin et l'art. Genève: Librairie Droz S.A., 1996. Disponível em: <https://pt.scribd.com/doc/315377546/CHASTEL-Andre-Marsile-Ficin-Et-l-Art>acessado em 23 de março de 2020.

CLARK, Kenneth. The Nude. A Study in ideal form. New Jersey: Princeton University Press, 1984.

COLE, Bruce. Titian and Venetian Painting, 1450-1590. Boulder: Westview Press, 1999.

COOK, M. A. Herbert. Giorgione. [s.l.]: Barrister-at-Law, 1904.

GINZBURG, Carlo. Titian, Ovid, and the sixteenth century codes for erotic illustration. In: GOFFEN, Rona (Ed.) Venus of Urbino. Cambridge: Cambridge University Press, p. 23-36, 1997.

GOFFEN, Rona. Sex, space and social history in Titian’s Venus of Urbino. In:___(Ed.) Venus of Urbino. Cambridge: Cambridge University Press, p. 63-90, 1997.

JACOBS, Frederika H. Aretino and Michelangelo, Dolce and Titian: Femmina, Masculo, Grazia. The Art Bulletin, v. 82, n. 1. Art College Association, mar, p. 51-67, 2000.

KOOS, Mariane. Imagination, Identity and the Poetics of Desire in Giorgione’s Painting. American Imago, v. 57, n. 4, p. 369-385, winter, 2000.

MEISS, Millard. Sleep in Venice. Ancient Myths and Renaissance Proclivities. Proceedings in American Philosophical Society. [s.l]: v.110, no.5, Oct. 27. 1966.

NICHOLS, Tom. Renaissance Art in Venice. From Tradition to Individualism. China: Laurence King Publishing, 2016.

NIFO, Agostino. Du Beau el de L’Amour. Le Livre du Beau. Tradução: Laurence Boulègue. Paris: Les Belles Lettre, 2003.

PANOFSKY, Erwin. Studies of Iconology. Humanistic Themes in the Art of the Renaissance. New York: Icon Editions, 1972a.

PIGNATTI, Terisio. The Golden Century of Venetian Painting. Los Angeles: Los Angeles Country Museum of Art, 1979.

ROSAND, David. So-and-so reclining on her couch. In: GOFFEN, Rona. (Org.) Venus of Urbino. Cambridge: Cambridge University Press, p. 37-62, 1997.

SAXL, Fritz. La vida de las Imágenes. Estudios Iconográfios sobre el arte occidental. Tradução: Frederico Zaragoza. Madrid: Alianza, 1989.

SÈRIS, Emilie. La renaissance du nu antique à Venise: Pietro Bembo et le Titien. International Journal of the Classical Tradition. V. 18, n. 2, p. 201-225, June. 2011

SETTIS, Salvatore. Artisti e committenti fra Quattro e Cinquecento. Torino: Giulio Einaudi, 2010.

TURNER, James Gruntham. Profane love: the problem of Sexuallity. In: BAYER, Andrea. (Org.) Art and love in Renaissance Italy. Londres: Yale University Press, 2008, p.178-184.

WIND, Edgar. Los Misterios Paganos del Renacimiento. Tradução: Jávier Fernándes de Castro e Julio Bayón. Barcelona: Barral Editores, 1972.

Downloads

Publicado

19-07-2021

Como Citar

Carvalho, T. (2021). O desenvolvimento da iconografia veneziana da Vênus: do idealismo de Giorgione ao realismo de Ticiano . Revista Do Colóquio, (20), 72–90. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/colartes/article/view/35361