Os Novos Comportamentos da Arte
Palavras-chave:
ARTE, design, Ambiente virtual expositivo, artes híbridasResumo
Tratar dos processos em arte e cultura e suas narrativas estéticas contemporâneas envolve também entender os novos comportamentos e significados das diversas expressões artísticas. Dentro da linguagem atual que reflete as dinâmicas das transformações da arte e cultura conseguimos perceber uma crescente demanda das mediações e em especial a arte digital que, duplicada, projetada, reproduzida, em realidade aumentada ou não, se comporta como infindável, em mutação. Esse formato de expressar a arte quando apresentado em grandes instalações refletem essas diferenças e inovações. Quando buscamos tratar das novas narrativas da Arte e suas novas experiências estéticas em relação à passagem do tempo identificamos novos significados que vão constituindo assim um novo diálogo entre os artistas e o fazer artístico, através da história.
Downloads
Referências
CHIPP, Herschel B. Teorias da Arte Moderna. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
COUCHOT, Edmond. Da representação à simulação: evolução das técnicas e das artes da figuração. In: PARENTE, André (org.). Imagem – Máquina: A era das tecnologias do virtual. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993.
DANTO, Arthur. Arte sem paradigmas e O mundo da arte. Trad. Rodrigo Duarte. Arte Filosofia. n 1. UFOP. 2006. In: DANTO, Arthur. Após o fim da arte: A Arte Contemporânea e os Limites da História. Tradução de Saulo Krieger. São Paulo: Odysseus Editora, 2006.
ECO, Umberto. Abertura, Informação, Comunicação. In: ECO, Umberto. A Obra Aberta. 10 ed. São Paulo: Perspectiva, 2015. p. 143-204.
FLUSSER, Vilém. O universo das imagens técnicas: elogio da superficialidade. São Paulo; Ed. Anna Blume; Imprensa da Universidade de Coimbra, 2012. Capítulo 0. Advertência ao cap. 4. Imaginar. DOI: http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-1129-7.
GELL, Alfred. A rede de Vogel: armadilhas como obras de arte e obras de arte como armadilhas. In: Arte e Ensaios. Revista do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da EBA – UFRJ, ano VIII, nº 8, 2001.
GONZAGA, Ricardo M. Do Significado à significância: o trajeto da arte do espaço semântico ao pragmático. In: III CONGRESSO INTERNACIONAL DE SEMIÓTICA, 2007, Vitória. Anais [...]. Vitória: PPGE/ABES, 2007.
KUSAHARA, Machiko. Sobre a originalidade na Cultura Japonesa. In: KUSAHARA, Machiko. A Arte no Século XXI – A humanização das tecnologias de Diana Domingues. [S.l.]: [s.n.], 1997. p. 247-256.
LÉVY, Pierre. O que é O Virtual? Tradução Paulo Neves Editora 34 2ª edição 2011.
RODRIGUES, Diana (org.). A Arte no Século XXI – A humanização das tecnologias. São Paulo: Fundação Editora da Unesp, 1997. (vários autores)
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Sandra Regina Bastos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores de trabalhos submetidos à Revista do Colóquio autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua orignalidade, autoria e ineditismo.