Os Novos Comportamentos da Arte

Autores

Palavras-chave:

ARTE, design, Ambiente virtual expositivo, artes híbridas

Resumo

Tratar dos processos em arte e cultura e suas narrativas estéticas contemporâneas envolve também entender os novos comportamentos e significados das diversas expressões artísticas. Dentro da linguagem atual que reflete as dinâmicas das transformações da arte e cultura conseguimos perceber uma crescente demanda das mediações e em especial a arte digital que, duplicada, projetada, reproduzida, em realidade aumentada ou não, se comporta como infindável, em mutação. Esse formato de expressar a arte quando apresentado em grandes instalações refletem essas diferenças e inovações. Quando buscamos tratar das novas narrativas da Arte e suas novas experiências estéticas em relação à passagem do tempo identificamos novos significados que vão constituindo assim um novo diálogo entre os artistas e o fazer artístico, através da história.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Regina Bastos, Universidade do Espírito Santo

Sou formada em Artes Plásticas (bacharelado na UFES - Universidade Federal do Espírito Santo), depois em Design de Interiores, e atuo há 42 anos como Designer de Interiores com escritório próprio, palestrante em temas e materiais autorais e apostilas, professora, artista plástica, atua na criação de projetos artísticos e de  artes em geral, professora de História da Arte, composição e outros temas correlatos às artes, projetos e à Pedagogia. Pós-Graduada em Docência do Ensino Superior em abril 2020, em Pedagogia 2ª licenciatura em 2022 e concluindo Mestrado em Artes na UFES em janeiro de 2024. Neste ano de 2023  estou como professora Especialista da disciplina de Artes na Escola Monteiro na capital no Fundamental 1 vespertino, professora Especialista na EMEF João Bandeira no Ensino Fundamental 1 matutino e Conteudista  da disciplina de História da Arte do curso de Arquitetura da U.V.V EAD da Universidade Vila Velha até junho deste ano. Docência é minha vocação. Minha formação na área pedagógica, artes plásticas, design e docência me conferem habilidades e capacitação para atuar no ambiente educacional, podendo mediar, cuidar e ensinar assim como na gestão escolar. Conclui vários cursos como Tutoria, coordenação, supervisão e uso de plataformas digitais (AVA) nas escolas e instituições de ensino.

Referências

CHIPP, Herschel B. Teorias da Arte Moderna. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

COUCHOT, Edmond. Da representação à simulação: evolução das técnicas e das artes da figuração. In: PARENTE, André (org.). Imagem – Máquina: A era das tecnologias do virtual. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993.

DANTO, Arthur. Arte sem paradigmas e O mundo da arte. Trad. Rodrigo Duarte. Arte Filosofia. n 1. UFOP. 2006. In: DANTO, Arthur. Após o fim da arte: A Arte Contemporânea e os Limites da História. Tradução de Saulo Krieger. São Paulo: Odysseus Editora, 2006.

ECO, Umberto. Abertura, Informação, Comunicação. In: ECO, Umberto. A Obra Aberta. 10 ed. São Paulo: Perspectiva, 2015. p. 143-204.

FLUSSER, Vilém. O universo das imagens técnicas: elogio da superficialidade. São Paulo; Ed. Anna Blume; Imprensa da Universidade de Coimbra, 2012. Capítulo 0. Advertência ao cap. 4. Imaginar. DOI: http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-1129-7.

GELL, Alfred. A rede de Vogel: armadilhas como obras de arte e obras de arte como armadilhas. In: Arte e Ensaios. Revista do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da EBA – UFRJ, ano VIII, nº 8, 2001.

GONZAGA, Ricardo M. Do Significado à significância: o trajeto da arte do espaço semântico ao pragmático. In: III CONGRESSO INTERNACIONAL DE SEMIÓTICA, 2007, Vitória. Anais [...]. Vitória: PPGE/ABES, 2007.

KUSAHARA, Machiko. Sobre a originalidade na Cultura Japonesa. In: KUSAHARA, Machiko. A Arte no Século XXI – A humanização das tecnologias de Diana Domingues. [S.l.]: [s.n.], 1997. p. 247-256.

LÉVY, Pierre. O que é O Virtual? Tradução Paulo Neves Editora 34 2ª edição 2011.

RODRIGUES, Diana (org.). A Arte no Século XXI – A humanização das tecnologias. São Paulo: Fundação Editora da Unesp, 1997. (vários autores)

Downloads

Publicado

09-08-2023

Como Citar

Bastos, S. R. (2023). Os Novos Comportamentos da Arte. Revista Do Colóquio, 12(21), 193–204. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/colartes/article/view/40913

Edição

Seção

Relatos de Experiência