A relação da corporeidade com as tecnologias digitais nas exposições imersivas
ressignificando a arte e suas narrativas de comunicação, linguagem e espetáculo
DOI:
https://doi.org/10.47456/col.v14i23.44355Palavras-chave:
corporeidade, arte, exposições imersivas, relaçãoResumo
O tema corporeidade se insere no contexto das exposições imersivas, por considerar o corpo em movimento, que estabelece uma relação indissociável entre os efeitos fisiológicos, psicológicos e os cenários apresentados. Este artigo pretende analisar e abordar especificamente a cenografia dos espaços imersivos, que indica diferentes conceitos, significados e experimentos que possibilitam ao público interagir e dialogar com as imagens. Para tanto, utilizamos a metodologia de investigação histórica, apoiada nas visitas a diversas exposições imersivas, onde vivenciamos a interação do espectador com as obras, o artista e o espaço. Conclui-se que as tecnologias são fundamentais e constituem agentes determinantes dessa experiência imersiva, ressignificando a arte contemporânea e suas narrativas.
Downloads
Referências
ALMEIDA. Luciana Ferreira de. O Espaço Digital Imersivo. In: Encontro da Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Comunicação, 9., Porto Alegre, 2000. Anais... Porto Alegre: PUCRS, 2000. Publicação em CD-ROOM. Disponível em: <http://www.eco.ufrj.br/lucianaferreira>. Acesso em: 19 maio 2024.
CARVALHO, Victa de. Limiares da Imagem. Dispositivos em Evidência: a imagem como experiência em ambientes imersivos. Revista ECO- PÓS, v. 9, n.1, p. 141-154, jan.- jul. 2006.
CAUQUELIN, Anne. Arte contemporânea: uma introdução. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
GRAU, Oliver. Arte virtual: da ilusão à imersão. São Paulo: Ed. UNESP: Ed. Senac, 2007.
LIPOVETSKY, Gilles; SERROY, Jean. A Estetização do Mundo: viver na era do capitalismo artista. Trad. Eduardo Brandão. São Paulo: Companhia das Letras, 2014.
MANOVICH, L. The Language of New Media. Cambridge: MIT Press, 2001.
O’DOHERTY, Brian. No interior do cubo branco: a ideologia do Espaço da Arte. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
SILVERSTONE, Roger. Por que estudar a mídia. São Paulo: Loyola, 2005.
SOGABE, Milton Terumitsu. Falsa interface como recurso poético na obra interativa. ARS, São Paulo, ano12, n. 24, 2014.
VIRILIO, P. A máquina de visão. São Paulo: José Olympio, 1994.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Sandra Regina Bastos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores de trabalhos submetidos à Revista do Colóquio autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua orignalidade, autoria e ineditismo.