Os Novos Comportamentos da Arte

Auteurs

Mots-clés :

ARTE, design, Ambiente virtual expositivo, artes híbridas

Résumé

Tratar dos processos em arte e cultura e suas narrativas estéticas contemporâneas envolve também entender os novos comportamentos e significados das diversas expressões artísticas. Dentro da linguagem atual que reflete as dinâmicas das transformações da arte e cultura conseguimos perceber uma crescente demanda das mediações e em especial a arte digital que, duplicada, projetada, reproduzida, em realidade aumentada ou não, se comporta como infindável, em mutação. Esse formato de expressar a arte quando apresentado em grandes instalações refletem essas diferenças e inovações. Quando buscamos tratar das novas narrativas da Arte e suas novas experiências estéticas em relação à passagem do tempo identificamos novos significados que vão constituindo assim um novo diálogo entre os artistas e o fazer artístico, através da história.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Sandra Regina Bastos, Universidade do Espírito Santo

Sou formada em Artes Plásticas (bacharelado na UFES - Universidade Federal do Espírito Santo), depois em Design de Interiores, e atuo há 42 anos como Designer de Interiores com escritório próprio, palestrante em temas e materiais autorais e apostilas, professora, artista plástica, atua na criação de projetos artísticos e de  artes em geral, professora de História da Arte, composição e outros temas correlatos às artes, projetos e à Pedagogia. Pós-Graduada em Docência do Ensino Superior em abril 2020, em Pedagogia 2ª licenciatura em 2022 e concluindo Mestrado em Artes na UFES em janeiro de 2024. Neste ano de 2023  estou como professora Especialista da disciplina de Artes na Escola Monteiro na capital no Fundamental 1 vespertino, professora Especialista na EMEF João Bandeira no Ensino Fundamental 1 matutino e Conteudista  da disciplina de História da Arte do curso de Arquitetura da U.V.V EAD da Universidade Vila Velha até junho deste ano. Docência é minha vocação. Minha formação na área pedagógica, artes plásticas, design e docência me conferem habilidades e capacitação para atuar no ambiente educacional, podendo mediar, cuidar e ensinar assim como na gestão escolar. Conclui vários cursos como Tutoria, coordenação, supervisão e uso de plataformas digitais (AVA) nas escolas e instituições de ensino.

Références

CHIPP, Herschel B. Teorias da Arte Moderna. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

COUCHOT, Edmond. Da representação à simulação: evolução das técnicas e das artes da figuração. In: PARENTE, André (org.). Imagem – Máquina: A era das tecnologias do virtual. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993.

DANTO, Arthur. Arte sem paradigmas e O mundo da arte. Trad. Rodrigo Duarte. Arte Filosofia. n 1. UFOP. 2006. In: DANTO, Arthur. Após o fim da arte: A Arte Contemporânea e os Limites da História. Tradução de Saulo Krieger. São Paulo: Odysseus Editora, 2006.

ECO, Umberto. Abertura, Informação, Comunicação. In: ECO, Umberto. A Obra Aberta. 10 ed. São Paulo: Perspectiva, 2015. p. 143-204.

FLUSSER, Vilém. O universo das imagens técnicas: elogio da superficialidade. São Paulo; Ed. Anna Blume; Imprensa da Universidade de Coimbra, 2012. Capítulo 0. Advertência ao cap. 4. Imaginar. DOI: http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-1129-7.

GELL, Alfred. A rede de Vogel: armadilhas como obras de arte e obras de arte como armadilhas. In: Arte e Ensaios. Revista do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da EBA – UFRJ, ano VIII, nº 8, 2001.

GONZAGA, Ricardo M. Do Significado à significância: o trajeto da arte do espaço semântico ao pragmático. In: III CONGRESSO INTERNACIONAL DE SEMIÓTICA, 2007, Vitória. Anais [...]. Vitória: PPGE/ABES, 2007.

KUSAHARA, Machiko. Sobre a originalidade na Cultura Japonesa. In: KUSAHARA, Machiko. A Arte no Século XXI – A humanização das tecnologias de Diana Domingues. [S.l.]: [s.n.], 1997. p. 247-256.

LÉVY, Pierre. O que é O Virtual? Tradução Paulo Neves Editora 34 2ª edição 2011.

RODRIGUES, Diana (org.). A Arte no Século XXI – A humanização das tecnologias. São Paulo: Fundação Editora da Unesp, 1997. (vários autores)

Téléchargements

Publiée

09-08-2023

Comment citer

Bastos, S. R. (2023). Os Novos Comportamentos da Arte. Revista Do Colóquio, 12(21), 193–204. Consulté à l’adresse https://periodicos.ufes.br/colartes/article/view/40913

Numéro

Rubrique

Rapport d'Expérience