O branco não me favorece...
Abstract
Esse artigo representa o processo de construção da tese de doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Pará e visa dialogar com o trabalho do fotógrafo Luiz Braga a partir da exposição Retumbante Natureza Humanizada. Essa exposição faz um panorama de 40 anos de atividade artística exibindo imagens ainda não apresentadas. A forma desenvolvida para discorrer sobre essa exposição foi por meio da biografia. Recorreu-se a entrevistas com o fotógrafo, o curador e um dos membros do coletivo ‘Cesbixo’. Como método, tem-se o historiográfico com foco na história de vida por meio de documentos e oralidade, no sentido de construir uma biografia de cunho hermenêutico para entender o olhar de Luiz Braga sobre a Amazônia.
Downloads
References
BRAGA, Luiz. Luiz Braga. São Paulo: Cosac Naify, 2005.
____________. Retumbante Natureza Humanizada. São Paulo: Sesc Pinheiros, 2014
____________. Retumbante Natureza Humanizada. Belém: Secult, 2016.
DOSSE, François. O Desafio Biográfico: Escrever uma vida. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2015.
ECO, Umberto. Estrutura ausente: introdução à pesquisa semiológica. São Paulo: Perspectiva, 2013.
LEVI, Giovani. Usos da Biografia. In. AMADO, Janaína e FERREIRA, Moraes (orgs). Usos & Abusos da história oral. Rio de Janeiro: Editora da Fundação Getulio Vargas, 1998.
PAES LOUREIRO, João de Jesus. Fontes do Olhar. In Herkenhoff, Paulo. Amazônia Ciclos de Modernidade, 2012. p. 81. Disponível em <http://www.bb.com.br/docs/pub/inst/dwn/AmazoniaCiclosModer.pdf>. Acesso em 01 de julho de 2018.
____________________________. Cultura Amazônica: uma poética do imaginário. Belém: Cultural Brasil, 2015.
PERSICHETTI, Simonetta. Imagens da fotografia brasileira, volume I. São Paulo: Estação Liberdade: Editora SENAC São Paulo, 2000.
SOULAGES, François. Estética da fotografia: perda e permanência. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2010.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors of works submitted to Revista do Colóquio authorize their publication in physical and electronic media, solely for academic purposes, and may be reproduced as long as the source is cited. They attest to their originality, authorship and originality.