A fotografia de Luiz Braga como encantaria da imagem
Palavras-chave:
Luiz Braga, Imaginário, Cultura AmazônicaResumo
O presente artigo visa apresentar o fotógrafo paraense Luiz Braga dentro de uma perspectiva que reflete sua imagem a partir do imaginário amazônico, construído por sua relação com o espaço. Por meio de diversas referências, abre ao expectador uma relação memorial entre o fotógrafo e seus fotografados. Sua produção extrapola o visual, pois ora são percebidas como documento etnográfico do cotidiano, ora estão num universo mítico e encantado de uma Amazônia que existe no discurso do imaginário de seu povo. Como método trabalhou-se de forma documental e com realização entrevistas realizadas com o artista.
Downloads
Referências
BARTHES, Roland. A câmara clara: nota sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2011.
BELTING, Hans. Por uma antropologia da imagem. In: Revista Concinnitas n. 8. Rio de Janeiro, 2005, p. 65-78.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994.
BRAGA, Luiz. Luiz Braga. São Paulo: Cosac Naify, 2005.
___. Retumbante Natureza Humanizada. São Paulo: Sesc Pinheiros, 2014
___. Retumbante Natureza Humanizada. Belém: Secult, 2016.
CASTRO, Fábio Fonseca de. Entre o mito e a fronteira. Belém: Labor Editorial, 2011.
CHIODETTO, Eder. Luiz Braga. Rio de Janeiro: Cobogó, 2014.
DOSSE, François. O Desafio Biográfico: Escrever uma vida. 2 ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2015.
ECO, Umberto. Estrutura ausente: introdução à pesquisa semiológica. São Paulo: Perspectiva, 2013.
LEVI, Giovani. Usos da Biografia. In. AMADO, Janaína e FERREIRA, Moraes (orgs). Usos & Abusos da história oral. Rio de Janeiro: Editora da Fundação Getulio Vargas, 1998.
MELLEIRO, Marta Maria e GUALDA, Dulce Maria Rosa. O método biográfico interpretativo na compreensão de experiências e expressões de gestantes usuárias de um serviço de saúde. In. Rev. Esc. Enferm USP, 2003, vol 37, ano 4, 2003. p. 69-76. Disponível em < https://www.scielo.br/pdf/reeusp/v37n4/08.pdf >. Acesso em 18 de agosto de 2018.
PAES LOUREIRO, João de Jesus. Fontes do Olhar. In Herkenhoff, Paulo. Amazônia Ciclos de Modernidade, 2012. p. 81. Disponível em <http://www.bb.com.br/docs/pub/inst/dwn/AmazoniaCiclosModer.pdf>. Acesso em 01 de julho de 2018.
___. Cultura Amazônica: uma poética do imaginário. Belém: Cultural Brasil, 2015.
___. A conversão semiótica: na arte e na cultura. Belém: EDUFPA, 2007.
___. Epifanias e Encantarias na Fotografia de Luiz Braga. In: Claudia Kahwage; Sandro Ruggeri. (Org.). Imagem e Pesquisa na Amazônia: Ferramentas de Compreensão da Realidade. 1 ed. Belém: Alves Gráfica E Editora, 2007, V. 1, P. 168-183.
PERSICHETTI, Simonetta. Imagens da fotografia brasileira, volume I. São Paulo: Estação Liberdade: Editora SENAC São Paulo, 2000.
ROUILLÉ, André. A fotografia entre o documento e a arte contemporânea. São Paulo: Editora Senac, 2009.
SOULAGES, François. Estética da fotografia: perda e permanência. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Thiago Guimarães Azevedo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores de trabalhos submetidos à Revista do Colóquio autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua orignalidade, autoria e ineditismo.