Videogravuras

Processos híbridos do vídeo

Autores

Palavras-chave:

vídeo, hibridismo, Goya, videoarte, releitura

Resumo

Este artigo contempla reflexões e práticas sobre os conceitos do vídeo como um processo híbrido, de interligação midiática que passa a ser valorizado em seu caráter de interface, como um sistema de conexões entre as práticas artísticas. É apresentado o encontro entre a gravura e o vídeo, com o objetivo de investigar as transformações ocorridas no processo de hibridização entre diferentes elementos das gravuras Los Caprichos, de Goya, nas videoartes do autor. Por meio de um processo criativo, são apresentados os experimentos de três obras autorais chamadas Sonho 1, Sonho 2 e Sonho 3, que buscam analisar esses conceitos, suas aberturas, diálogos e hibridez.

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Biografia do Autor

Mateus Dutra Brandão Moreira, Universidade de Brasília

Mestre na área de Arte e Tecnologia pelo Programa de Pós-Graduação em Arte - Instituto de Artes da UnB (PPG-Arte - Ida/UnB) - 2017. Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006) e especialização em Imagens e Cultura Midiática pela mesma instituição (2009). Tem experiência na área de vídeo, com conexões em cinema e artes.

Daniela Fávaro Garrossini, Universidade de Brasília

Possui graduação em Desenho Industrial pela Universidade de Brasília (2000), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília (2003) e doutorado em Comunicação pela Universidade de Brasília (2009) e pós-doutorado no Centro de Estuidos Superiores de Comunicación para América Latina (CIESPAL). É Professora associada da Universidade de Brasília, do Instituto de Artes, Departamento de Design. Atualmente é professora visitante e participante de grupo de pesquisa Compolíticas da Universidad de Sevilla, Pesquisadora - representante do Brasil da Rede Internacional "Tecnopolítica: Redes, Poder e Ação Coletiva", Coordenou a Cátedra de Tecnopolítica Julian Assange e Cátedra Luiz Ramiro Beltran do Centro Internacional de Estudios Superiores de Comunicación para América Latina (CIESPAL), onde foi professora visitante. Vocal de comunicação da União Latina de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura (ULEPICC FEDERAL). Pesquisas desenvolvidas com ênfase em Cidadania Digital, Imaginários Urbanos, Tecnopolítica entre outros. Atuando principalmente nos seguintes temas: e-democracia, design de interfaces, tecnologias da informação e comunicação, ciberativismo, tecnopolítica, estudos dos imaginários urbanos. Atuou como Diretora da Revista Redes.Com (www.revista-redes.com), Coordenou o laboratório vinculado na Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília Núcleo de Multimídia e Internet até o ano de 2017, Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade de Brasília (2017-2021). Professora permanente do programa de Pós-graduação em Artes Visuais, onde orienta mestrado e doutorado, e Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Design, onde orienta mestrado, ambos programas da Universidade de Brasília.

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Publicado

29-12-2023

Como Citar

Moreira, M. D. B., & Garrossini, D. F. (2023). Videogravuras : Processos híbridos do vídeo. Revista Do Colóquio, 13(22), 61–78. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/colartes/article/view/42673