"When in Rio":

questões midiáticas de foliões cariocas

Authors

Keywords:

carnaval; comunicação e cidade; megaeventos

Abstract

The relationship between the street carnival in Rio de Janeiro and the government has undergone significant changes in recent years. If there is more rigor to the procession, there is also more creativity of revelers to circumvent official decrees and put the “block on the street”. This article presents an analysis of alternative media territories that participants find to publicize and integrate the mega event. For this, experiences of the so-called unofficial blocks and messages from the Telegram group “When in Rio” will be analyzed.

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Author Biographies

Luiza Cunha Barata, Universidade Federal Fluminense

Mestre em Mídia e Cotidiano pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Desenvolveu, durante o mestrado, projeto sobre impactos do megaevento olímpico para grupos favelados, com foco no Morro da Providência, intitulado “A busca por territórios midiáticos depois das remoções: perspectivas de moradores da Providência sobre a Cidade Olímpica”. Acompanhou por aproximadamente dois anos (2016-2018) usos de mídia de moradores da região por meio da pesquisa etnografia. É jornalista com formação pela mesma universidade.

Francisco Lemos dos Santos Alves Gonzaga, PPGCom-UERJ

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É formado em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com a monografia "Carnaval de Rua do Rio: Controle do Estado e Espontaneidade da Festa".

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Published

15-08-2020

How to Cite

Barata, L. C., & Gonzaga, F. L. dos S. A. (2020). "When in Rio":: questões midiáticas de foliões cariocas. Revista Do Colóquio, 10(18), 53–75. Retrieved from https://periodicos.ufes.br/colartes/article/view/31969