"When in Rio":
questões midiáticas de foliões cariocas
Mots-clés :
carnaval; comunicação e cidade; megaeventosRésumé
A relação entre o carnaval de rua do Rio de Janeiro e o poder público passou por significativas mudanças nos últimos anos. Se entre as novas regras, há maior rigor para a execução dos cortejos, há também mais criatividade de foliões para driblar decretos oficiais e colocar o “bloco na rua”. Este artigo traz uma análise de territórios midiáticos alternativos que participantes encontram para divulgar e integrar o megaevento. Serão analisadas experiências dos chamados blocos não oficiais e mensagens do grupo de Telegram “When in Rio”.
Téléchargements
Références
AURIGI, A. Andamp; DE CINDIO, F. (Eds.). Augmented Urban Spaces: articulating the physical and electronic city. Hampshire e Burlington: Ashgate, 2008.
BARROS, Carla. Na Internet Todo Mundo é Feliz: Sociabilidade e Familiaridade no Universo das Camadas Populares. In: EMA - Encontro de Marketing da ANPAD, 2008, Curitiba. Encontro de Marketing da ANPAD - EMA 2008. Rio de Janeiro: ANPAD, 2008.
BARROS, Maria Teresa Guilhon M.. Blocos: vozes e percursos da reestruturação do Carnaval de rua no Rio de Janeiro. Dissertação (Mestrado Profissional em Bens Culturais e Projetos Sociais) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, 2013.
BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Cultura popular na idade média e no renascimento: o contexto de François Rabelais – 7ª edição. Tradução de Yara Frateschi Vieira. São Paulo: Hucitec, 2013.
CANEVACCI, Massimo. A Cidade Polifônica: ensaio sobre a antropologia da comunicação urbana. São Paulo: Studio Nobel, 1993.
COUTINHO, Eduardo Granja. Os Cronistas de Momo: imprensa e carnaval na Primeira República. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2006.
DAMATTA, Roberto. Carnavais, malandros e heróis: para uma sociologia de dilema brasileiro. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.
FREITAS, Ricardo F; LINS, Flávio; CARMO, Maria H. Megaevento: uma lógica de transformação social. In: ___. Megaeventos, comunicação e cidade. Rio de Janeiro: CRV, 2016, cap. 1.
GUIMARÃES JÚNIOR, Mário José Lopes. A Cibercultura e o Surgimento de Novas Formas de Sociabilidade. Nuevos mapas culturales: Cyber espacio y tecnologia de La virtualidade”. Disponível em <http://cfh.ufsc.br/~guima/ciber.html>, visitado em 20 de janeiro de 2017.
HERSCHMANN, Micael. Apontamentos sobre o crescimento do Carnaval de rua no Rio de Janeiro no Início do século 21. Intercom – RBCC. São Paulo, v.36, n.2, p. 267-289, jul./dez. 2013.
HINE, Christine. Virtual Ethnography. London: Sage, 2000.
KOZINETS, Robert V. Netnografia: Realizando pesquisa etnográfica online. São Paulo: Penso, 2013.
LEMOS, André. “Arte e mídia locativa no Brasil”. In: LEMOS, André; JOSGRILBERG, Fabio. Comunicação e mobilidade. Salvador: EDUFBA, 2009.
PIMENTEL, João. Blocos. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002.
STRANGIO, Donatella. Uma questão de definição: literatura e estratégias variáveis para megaeventos. In: FREITAS, Ricardo F; LINS, Flávio; CARMO, Maria H. (Org.). Megaeventos, comunicação e cidade. Rio de Janeiro: CRV, 2016, cap. 2.
SAPIA, Jorge E; ESTEVÃO, Andréa Almeida de Moura. Considerações a respeito da retomada carnavalesca: o carnaval de rua no Rio de Janeiro. Textos escolhidos de cultura e arte populares, Rio de Janeiro, v.9, n.1, p. 201-220, mai. 2012.
TOSONI, SIMONE; TARANTINO, Matteo. Media territories and urban conflict: exploring symbolic tactics and audience activities in the conflict over Paolo Sarpi, Milan. International Communication Gazette, 2013. Disponível em: < http://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/download?doi=10.1.1.1028.856&rep=rep1&type=pdf>. Acesso em: 10 de janeiro de 2017.
VIANNA, Hermano. O Mistério do Samba. Rio de Janeiro: Jorge Zahar/Ed. UFRJ. 1995.
Notícias Jornalísticas
Depois de 12 horas de desfile, Boi Tolo chega a Copacabana. In: O Globo, 26 de fevereiro de 2017. Disponível em: https://oglobo.globo.com/rio/depois-de-12-horas-de-desfile-boi-tolo-chega-copacabana-20986186. Acesso em 05 de novembro de 2018.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Luiza Cunha Barata, Francisco Lemos dos Santos Alves Gonzaga 2020
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Les auteurs des œuvres soumises à Revista do Colóquio autorisent leur publication sur des supports physiques et électroniques, uniquement à des fins académiques, et peuvent être reproduites à condition de citer la source. Ils attestent de leur originalité, de leur paternité et de leur originalité.