"When in Rio":
questões midiáticas de foliões cariocas
Palavras-chave:
carnaval; comunicação e cidade; megaeventosResumo
A relação entre o carnaval de rua do Rio de Janeiro e o poder público passou por significativas mudanças nos últimos anos. Se entre as novas regras, há maior rigor para a execução dos cortejos, há também mais criatividade de foliões para driblar decretos oficiais e colocar o “bloco na rua”. Este artigo traz uma análise de territórios midiáticos alternativos que participantes encontram para divulgar e integrar o megaevento. Serão analisadas experiências dos chamados blocos não oficiais e mensagens do grupo de Telegram “When in Rio”.
Downloads
Referências
AURIGI, A. Andamp; DE CINDIO, F. (Eds.). Augmented Urban Spaces: articulating the physical and electronic city. Hampshire e Burlington: Ashgate, 2008.
BARROS, Carla. Na Internet Todo Mundo é Feliz: Sociabilidade e Familiaridade no Universo das Camadas Populares. In: EMA - Encontro de Marketing da ANPAD, 2008, Curitiba. Encontro de Marketing da ANPAD - EMA 2008. Rio de Janeiro: ANPAD, 2008.
BARROS, Maria Teresa Guilhon M.. Blocos: vozes e percursos da reestruturação do Carnaval de rua no Rio de Janeiro. Dissertação (Mestrado Profissional em Bens Culturais e Projetos Sociais) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, 2013.
BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Cultura popular na idade média e no renascimento: o contexto de François Rabelais – 7ª edição. Tradução de Yara Frateschi Vieira. São Paulo: Hucitec, 2013.
CANEVACCI, Massimo. A Cidade Polifônica: ensaio sobre a antropologia da comunicação urbana. São Paulo: Studio Nobel, 1993.
COUTINHO, Eduardo Granja. Os Cronistas de Momo: imprensa e carnaval na Primeira República. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2006.
DAMATTA, Roberto. Carnavais, malandros e heróis: para uma sociologia de dilema brasileiro. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.
FREITAS, Ricardo F; LINS, Flávio; CARMO, Maria H. Megaevento: uma lógica de transformação social. In: ___. Megaeventos, comunicação e cidade. Rio de Janeiro: CRV, 2016, cap. 1.
GUIMARÃES JÚNIOR, Mário José Lopes. A Cibercultura e o Surgimento de Novas Formas de Sociabilidade. Nuevos mapas culturales: Cyber espacio y tecnologia de La virtualidade”. Disponível em <http://cfh.ufsc.br/~guima/ciber.html>, visitado em 20 de janeiro de 2017.
HERSCHMANN, Micael. Apontamentos sobre o crescimento do Carnaval de rua no Rio de Janeiro no Início do século 21. Intercom – RBCC. São Paulo, v.36, n.2, p. 267-289, jul./dez. 2013.
HINE, Christine. Virtual Ethnography. London: Sage, 2000.
KOZINETS, Robert V. Netnografia: Realizando pesquisa etnográfica online. São Paulo: Penso, 2013.
LEMOS, André. “Arte e mídia locativa no Brasil”. In: LEMOS, André; JOSGRILBERG, Fabio. Comunicação e mobilidade. Salvador: EDUFBA, 2009.
PIMENTEL, João. Blocos. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002.
STRANGIO, Donatella. Uma questão de definição: literatura e estratégias variáveis para megaeventos. In: FREITAS, Ricardo F; LINS, Flávio; CARMO, Maria H. (Org.). Megaeventos, comunicação e cidade. Rio de Janeiro: CRV, 2016, cap. 2.
SAPIA, Jorge E; ESTEVÃO, Andréa Almeida de Moura. Considerações a respeito da retomada carnavalesca: o carnaval de rua no Rio de Janeiro. Textos escolhidos de cultura e arte populares, Rio de Janeiro, v.9, n.1, p. 201-220, mai. 2012.
TOSONI, SIMONE; TARANTINO, Matteo. Media territories and urban conflict: exploring symbolic tactics and audience activities in the conflict over Paolo Sarpi, Milan. International Communication Gazette, 2013. Disponível em: < http://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/download?doi=10.1.1.1028.856&rep=rep1&type=pdf>. Acesso em: 10 de janeiro de 2017.
VIANNA, Hermano. O Mistério do Samba. Rio de Janeiro: Jorge Zahar/Ed. UFRJ. 1995.
Notícias Jornalísticas
Depois de 12 horas de desfile, Boi Tolo chega a Copacabana. In: O Globo, 26 de fevereiro de 2017. Disponível em: https://oglobo.globo.com/rio/depois-de-12-horas-de-desfile-boi-tolo-chega-copacabana-20986186. Acesso em 05 de novembro de 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Luiza Cunha Barata, Francisco Lemos dos Santos Alves Gonzaga
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores de trabalhos submetidos à Revista do Colóquio autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua orignalidade, autoria e ineditismo.