Art and play: a necessary inter-relationship in pandemic times

uma inter-relação necessária em tempos de pandemia

Authors

  • Janete Santos da Silva Monteiro de Camargo Universidade Estadual de Maringá

Keywords:

arte, brincar, inter-relação , pandemia

Abstract

Abstract: The theme of this research arose from pedagogical experiences carried out remotely. This investigation intends to emphasize the importance of playing and its interrelation with Art and also to analyze data collected on the favorite games of the responsible and of the children researched. The praxis took place in the discipline of Art, with one hundred and eighty students, from the seventh year, from elementary school II, from a public school. We use the methods of literature review and qualitative and quantitative research. In the results we verified that some games passed through generations, while others did not last. We conclude that the interrelationship between art and play is important and necessary, especially in the context we are living in, thus promoting relaxation and interaction between families.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Janete Santos da Silva Monteiro de Camargo, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Letras pela Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (1998). Pós-graduada em Língua Portuguesa Teoria e Prática pela Univale (2003) e Educação especial:Atendimento às necessidades especiais(2011)pela Univale. Possui curso de Formação Pedagógica em Arte e Educação, pela Faculdade Grande Fortaleza.Cursou em 2010 a seguinte disciplina de Mestrado: Texto Imagético :Discurso, Representação e Identidade. Concluiu no ano de 2013 a graduação "Licenciada em Música, pela Universidade Estadual de Maringá e no ano de 2017 a graduação "licenciada em Artes Visuais ,pela mesma Universidade . Possui conhecimentos em Língua Inglesa, Arte e Língua Portuguesa. No campo profissional tem experiência na área de Educação, Arte, Educação Especial e em Língua Portuguesa. É integrante do Grupo de Pesquisa em Arte, Educação e Imagens (ARTEI/UEM).

References

ÁVILA, Mia. A imaginação é o nome da exposição de Berília Boni no MAB. Disponível em: https://www.blumenau.sc.gov.br/secretarias/fundacao-cultural/fcblu/imaginaacaao-ae-o-nome-da-exposiacaao-de-belairia-boni-que-chega-ao-mab76#:~:text=Artista%20blumenauense%20%C3%A9%20uma%20das,de%20objetos%20e%20materiais%20descartados, 2018. Acesso em 07 set.2020.

BONETTO, Pedro Xavier Russo. Brincadeiras de Todo “mundo”, mas “todo mundo” Quem?, USP, 2017.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017.

CAMPOS, Cecília Lauritzen Jácome; SANTOS, Vera Lucia Bertoni dos. Teatro de Grupo no Brasil e suas relações com práticas pedagógicas de formação, manutenção e formento. In CANTIERO, Lucineia; SANTOS, Fernando Freitas dos; FERNANDES; Matheus Vinícius de S. Pedagogia do teatro prática, teoria e trajetórias de formação docente. Natal: EDUFRN,2018, p.120-135.

CORSINO, Patrícia. O Cotidiano na Educação Infantil. O Cotidiano na Educação Infantil, Mec, 2006, p.3-13.

FERRARI, Solange dos Santos Utari. Por Toda Parte: 7º ano: ensino fundamental. 2. ed. São Paulo: Ftd, 2018. 208 p.

FLORENTINO, Márcia et all. A importância do brincar associado à arte.

Centro de Ciências da Saúde/Departamento de Morfologia/PROBEX, 2013).

KISHIMOTO, Tizuco Morchida. O jogo e a educação infantil. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação.Tizuco M. Kishimoto-organizadora. São Paulo:Cortez, 2017.

PALMA, Isabela. Na arte interativa, o corpo é a mensagem. Comunica Uem, 2018. Disponível em: http://www.dfe.uem.br/comunicauem/2018/08/07/na-arte-interativa-o-corpo-e-a-mensagem/. Acesso em: 29 out.2020.

VYGOTSKI, L. S. A formação social da Mente. trad. Grupo de Desenvolvimento e Ritmos Biológicos - Departamento de Ciências Biomédias USP, 4ª ed. São Paulo: Martins Fontes,1991.

Published

30-12-2020

How to Cite

Camargo, J. S. da S. M. de . (2020). Art and play: a necessary inter-relationship in pandemic times: uma inter-relação necessária em tempos de pandemia. Revista Do Colóquio, 10(19), 136–145. Retrieved from https://periodicos.ufes.br/colartes/article/view/33223