A arte e o brincar
uma inter-relação necessária em tempos de pandemia
Mots-clés :
arte, brincar, inter-relação , pandemiaRésumé
O tema da presente pesquisa surgiu a partir de vivências pedagógicas realizadas remotamente. Esta investigação pretende ressaltar a importância do brincar e sua inter-relação com a Arte e também analisar dados coletados sobre as brincadeiras favoritas dos responsáveis e das crianças pesquisadas. A práxis ocorreu na disciplina de Arte, com cento e oitenta estudantes, do sétimo ano, do ensino fundamental II, de um colégio da rede pública. Nos utilizamos dos métodos de revisão bibliográfica e pesquisa quali-quantitativa. Nos resultados verificamos que algumas brincadeiras perpassaram gerações, enquanto outras não perduraram. Conclui-se que a inter-relação entre a arte e a brincadeira é importante e necessária, principalmente no contexto que estamos vivendo, promovendo assim descontração e interação entre as famílias.
Téléchargements
Références
ÁVILA, Mia. A imaginação é o nome da exposição de Berília Boni no MAB. Disponível em: https://www.blumenau.sc.gov.br/secretarias/fundacao-cultural/fcblu/imaginaacaao-ae-o-nome-da-exposiacaao-de-belairia-boni-que-chega-ao-mab76#:~:text=Artista%20blumenauense%20%C3%A9%20uma%20das,de%20objetos%20e%20materiais%20descartados, 2018. Acesso em 07 set.2020.
BONETTO, Pedro Xavier Russo. Brincadeiras de Todo “mundo”, mas “todo mundo” Quem?, USP, 2017.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017.
CAMPOS, Cecília Lauritzen Jácome; SANTOS, Vera Lucia Bertoni dos. Teatro de Grupo no Brasil e suas relações com práticas pedagógicas de formação, manutenção e formento. In CANTIERO, Lucineia; SANTOS, Fernando Freitas dos; FERNANDES; Matheus Vinícius de S. Pedagogia do teatro prática, teoria e trajetórias de formação docente. Natal: EDUFRN,2018, p.120-135.
CORSINO, Patrícia. O Cotidiano na Educação Infantil. O Cotidiano na Educação Infantil, Mec, 2006, p.3-13.
FERRARI, Solange dos Santos Utari. Por Toda Parte: 7º ano: ensino fundamental. 2. ed. São Paulo: Ftd, 2018. 208 p.
FLORENTINO, Márcia et all. A importância do brincar associado à arte.
Centro de Ciências da Saúde/Departamento de Morfologia/PROBEX, 2013).
KISHIMOTO, Tizuco Morchida. O jogo e a educação infantil. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação.Tizuco M. Kishimoto-organizadora. São Paulo:Cortez, 2017.
PALMA, Isabela. Na arte interativa, o corpo é a mensagem. Comunica Uem, 2018. Disponível em: http://www.dfe.uem.br/comunicauem/2018/08/07/na-arte-interativa-o-corpo-e-a-mensagem/. Acesso em: 29 out.2020.
VYGOTSKI, L. S. A formação social da Mente. trad. Grupo de Desenvolvimento e Ritmos Biológicos - Departamento de Ciências Biomédias USP, 4ª ed. São Paulo: Martins Fontes,1991.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Janete Santos da Silva Monteiro de Camargo 2020
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Les auteurs des œuvres soumises à Revista do Colóquio autorisent leur publication sur des supports physiques et électroniques, uniquement à des fins académiques, et peuvent être reproduites à condition de citer la source. Ils attestent de leur originalité, de leur paternité et de leur originalité.