O resgate do desenho através do jogo dos seis nomes

Autores/as

Palabras clave:

desenho, jogo teatral, criatividade

Resumen

Neste trabalho, relato uma experiência vivenciada no campo da criatividade. Inspiro-me no trabalho de Viola Spolin, selecionando como instrumento metodológico, o jogo dos seis nomes. O propósito da investigação foi resgatar os processos criativos do desenho, aplicando o jogo teatral. Esta prática me permitiu criar um grupo de aprendizagem criativa, valorizando a autonomia da criança. Conclui esta experiência, reconhecendo a criança como um agente potente criador.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Sarah Rodrigues Damiani, UFES

Pós-Graduada em Arte na Educação pela Faculdade De Vitória. Graduada em Artes Cênicas pela Universidade Vila Velha. Investigo as possibilidades de criação existentes entre Arte, Educação e comunidade.

Stela Maris Sanmartin, Universidade Federal do Espírito Santo

Stela Maris Sanmartin é graduada em Licenciatura em Educação Artística com habilitação em Artes Plásticas na FAAP (1989), Master em Criatividade Aplicada Total pela Universidade de Santiago de Compostela (1999), Mestre em Artes pela Unicamp (2004) e Doutora em Educação pela USP (2013). Docente do Programa de Pós-Graduação em Artes PPGA/UFES. Coordena o Grupo de Pesquisa em Criatividade, Educação e Arte GPCEAr /UFES.

Citas

ALBANO, A, A. O espaço do desenho: a educação do educador. 16 ed. São Paulo: Loyola, 2013.

HOOKS, B. Ensinando a transgredir: A educação como prática de liberdade. 1 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2013.

SPOLIN, V. Jogos teatrais: O fichário de Viola Spolin. 1. ed. São Paulo: Perspectiva, 2001.

___. Jogos teatrais na sala de aula. Um manual para o professor. São Paulo: Perspectiva, 2007.

Publicado

09-08-2023

Cómo citar

Damiani, S. R., & Sanmartin, S. M. (2023). O resgate do desenho através do jogo dos seis nomes. Revista Do Colóquio, 13(21), 234–245. Recuperado a partir de https://periodicos.ufes.br/colartes/article/view/40955

Número

Sección

Informe de Experiencia

Artículos más leídos del mismo autor/a