O resgate do desenho através do jogo dos seis nomes

Auteurs

Mots-clés :

desenho, jogo teatral, criatividade

Résumé

Neste trabalho, relato uma experiência vivenciada no campo da criatividade. Inspiro-me no trabalho de Viola Spolin, selecionando como instrumento metodológico, o jogo dos seis nomes. O propósito da investigação foi resgatar os processos criativos do desenho, aplicando o jogo teatral. Esta prática me permitiu criar um grupo de aprendizagem criativa, valorizando a autonomia da criança. Conclui esta experiência, reconhecendo a criança como um agente potente criador.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Sarah Rodrigues Damiani, UFES

Pós-Graduada em Arte na Educação pela Faculdade De Vitória. Graduada em Artes Cênicas pela Universidade Vila Velha. Investigo as possibilidades de criação existentes entre Arte, Educação e comunidade.

Stela Maris Sanmartin, Universidade Federal do Espírito Santo

Stela Maris Sanmartin é graduada em Licenciatura em Educação Artística com habilitação em Artes Plásticas na FAAP (1989), Master em Criatividade Aplicada Total pela Universidade de Santiago de Compostela (1999), Mestre em Artes pela Unicamp (2004) e Doutora em Educação pela USP (2013). Docente do Programa de Pós-Graduação em Artes PPGA/UFES. Coordena o Grupo de Pesquisa em Criatividade, Educação e Arte GPCEAr /UFES.

Références

ALBANO, A, A. O espaço do desenho: a educação do educador. 16 ed. São Paulo: Loyola, 2013.

HOOKS, B. Ensinando a transgredir: A educação como prática de liberdade. 1 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2013.

SPOLIN, V. Jogos teatrais: O fichário de Viola Spolin. 1. ed. São Paulo: Perspectiva, 2001.

___. Jogos teatrais na sala de aula. Um manual para o professor. São Paulo: Perspectiva, 2007.

Téléchargements

Publiée

09-08-2023

Comment citer

Damiani, S. R., & Sanmartin, S. M. (2023). O resgate do desenho através do jogo dos seis nomes. Revista Do Colóquio, 12(21), 234–245. Consulté à l’adresse https://periodicos.ufes.br/colartes/article/view/40955

Numéro

Rubrique

Rapport d'Expérience

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice