Sobre a Revista

A Revista do Colóquio de Arte e Pesquisa do PPGA-UFES, ou Revista do Colóquio, surge como um espaço para publicação de artigos, relatos de experiência e ensaios visuais realizados no campo das Artes e áreas afins. Aberto para o recebimento de propostas em português, espanhol, francês e inglês, a Coloquio defende o fortalecimento de uma comunidade acadêmica através do entrecruzamento de ideias e da manutenção de uma visada crítica sobre a produção de Arte.

Edição Atual

v. 14 n. 23 (2024)
Fotografia abstrata com círculos cinza-escuros desfocados e com rastro de movimento sobre fundo cinza-claro na parte de cima da imagem. Na parte de baixo, fundo cinza chapado. Sobre esses fundos, lê-se, de cima para baixo: COL23.

Para essa 23ª edição da Revista do Colóquio, nós decidimos retomar a recepção de submissões com temática livre. Até o número anterior, nossas edições abriam chamadas com temáticas específicas. Como consequência dessas chamadas, alguns trabalhos que não construíam diálogo direto com o conjunto dos textos poderiam ser publicados apenas em edições seguintes. Compreendemos que as chamadas livres permitem a divulgação mais ágil dos resultados das pesquisas. Além desse ganho, podemos contar com o lado positivo da imprevisibilidade. A diversidade de objetos de pesquisa e abordagens do campo das artes pode fazer com que cada edição funcione como um conjunto de portas para os mais variados interesses de leitura.

Publicado: 28-06-2024

Edição completa

Artigos

  • Eternizando a guerra as imagens da Guerra Civil Espanhola de Robert Capa

    Syntia Alves
    09-28
    DOI: https://doi.org/10.47456/col.v14i23.44381
  • A relação da corporeidade com as tecnologias digitais nas exposições imersivas ressignificando a arte e suas narrativas de comunicação, linguagem e espetáculo

    Sandra Regina Bastos
    29-44
    DOI: https://doi.org/10.47456/col.v14i23.44355
  • O sertanejo de "Os sertões" em Deus e o diabo na terra do sol reflexos da estética da violência sobre um horizonte de expectativas

    Maria Cláudia Bachion Ceribeli
    45-65
    DOI: https://doi.org/10.47456/col.v14i23.44181
  • Corpo, peles e espiral em Hundertwasser

    João Victor Coser, Cláudia Maria França da Silva
    66-79
    DOI: https://doi.org/10.47456/col.v14i23.44291
  • Imagens entre a vida e a morte reflexões a partir de "Ressurreição" (1987), de Arthur Omar

    Frederico Franco
    80-97
    DOI: https://doi.org/10.47456/col.v14i23.44439
  • Grafite modos de demarcar a cidade e redesenhar a paisagem

    Marcelo Gandini, Jovani Dala Bernardina
    98-112
    DOI: https://doi.org/10.47456/col.v14i23.44451
  • “Punk Rock Também É Pra Viado” a estética punk no cinema queer de Bruce LaBruce

    Vinícius Antônio Batista Reis
    113-125
    DOI: https://doi.org/10.47456/col.v14i23.44468
  • Ativismo sociopolítico em artes urbanas de Miguel Januário

    Roney Jesus Ribeiro, Michele Marques da Silva Mallagutti
    136-143
    DOI: https://doi.org/10.47456/col.v14i23.42931
  • Presença da cultura indígena no cenário artístico transculturação e cultura híbrida na América Latina

    Jaqueline Torquatro
    144-157
    DOI: https://doi.org/10.47456/col.v14i23.44469

Relatos de Experiência

  • Medi(a)ção

    Iasmim Dala Bernardina Rodrigues, João Victor Silva Fernandes
    159-169
    DOI: https://doi.org/10.47456/col.v14i23.44376

Ensaios Visuais

  • Entre paisagens, a construção da poética

    Jovani Dala Bernardina, Hugo Bernardino
    161-173
    DOI: https://doi.org/10.47456/col.v14i23.44471

Traduções

  • Arte e vida os anos 1990 em Buenos Aires

    Francisco Lemus; Rodrigo Hipólito
    175-205
    DOI: https://doi.org/10.47456/col.v14i23.44826
Ver Todas as Edições