LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA O ENSINO MÉDIO E A INSERÇÃO DA LITERATURA AFRO-BRASILEIRA

Autores

  • Márcio Araújo de Melo Universidade Federal do Tocantins/Campus de Araguaína - UFT
  • Nelzir Martins Costa Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos/Porto - ITPAC

DOI:

https://doi.org/10.47456/contexto.v%25vi%25i.10420

Resumo

A presente pesquisa voltou-se para uma análise dos livros didáticos de Língua Portuguesa para o Ensino Médio, distribuídos pelo Programa Nacional do Livro Didático aos alunos das escolas públicas brasileiras, observando como a literatura afro-brasileira está sendo apresentada nos conteúdos programáticos. A análise centrou-se nos livros didáticos utilizados nos Centros de Ensino Médio das quatro maiores cidades sedes das Diretorias Regionais de Formação e Gestão do Estado do Tocantins: Palmas, Araguaina, Porto Nacional e Gurupi. O propósito foi analisar como a Lei 10.639/2003 está sendo atendida neste material, considerado um dos norteadores da prática pedagógica nas instituições de ensino.O que se nota é que, apesar de ter decorrido 10 (dez) anos da aprovação da Lei 10.639/2003, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana na educação básica em escolas públicas e particulares, é possível constatar a fragilidade no processo de ensino e da aprendizagem de tais conteúdos.

PALAVRAS-CHAVE: Literatura Afro-brasileira. Afrodescendência. Preconceito Racial.

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Publicado

16-07-2015