EDUCAÇÃO EM PRESÍDIOS E LEITURA LITERÁRIA: UMA NOVA ARTICULAÇÃO SOCIODIALÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.47456/contexto.v%25vi%25i.10425Resumo
Este artigo resulta de pesquisa de pós-doutoramento de 2013, na FE-USP, cujo objetivo foi discutir a aplicação de uma metodologia de leitura dialógica, com posterior produção de resenha, com fins de remição de pena em ambiente prisional. Como uma das bases conceituais se considerou que a leitura, sobretudo escolar – também em ambiente prisional –, não deve ser usada somente para veicular informações pois precisa ocupar posição central na recepção do texto, pelo leitor-preso, enquanto atividade em contexto educacional específico – o da prisão. Assim se avaliou que, mesmo em ambiente socioeducacional tão demarcado por “leis próprias”, é fundamental ler o implícito, o não-dito denotativamente, reestabelecendo a essencial relação discursivo-dialógica entre autor – texto – leitor. Ao caracterizar procedimentos eficazes de leitura, por meio de metodologia de aplicação com efeitos na ampliação de conhecimentos do leitor-preso, tal relação determina melhor as tipificações/implicações de um texto com conteúdo literário, com discurso político, de análise técnica etc.
PALAVRAS-CHAVE: Sociedade. Educação. Leitura. Literatura. Prisão.Downloads
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