A IMPORTÂNCIA DA FICCIONALIDADE (PRÁTICA E TEORIA) NA MEDIAÇÃO DE LEITURA E RECEPÇÃO DE TEXTOS LITERÁRIOS
DOI:
https://doi.org/10.47456/contexto.v%25vi%25i.10426Resumo
O presente trabalho pretende dar a conhecer uma experiência combinada de pesquisa e extensão inscrita no Projeto “Leitura e recepção de textos literários e formação de mediadores de leitura”, levado a cabo na UFSM-RS. Tanto o texto quanto o projeto se propõem a contribuir para uma adequada inserção dos alunos no curso de Letras, cuidando especificamente de um dos aspectos importantes da formação de leitores e de mediadores de leitura que é a leitura de textos literários. O projeto busca atender duas demandas: aprender/ensinar a ler com objetivo de realizar leituras ficcionais e conhecer a teoria literária voltada para a recepção. Para tanto, lançamos mão de contos brasileiros ou traduzidos e de textos teóricos sobre contos (Poe, Cortázar) e textos de Teoria da Literatura mais voltados para a recepção do que para a gênese, como são os formulados pela Estética da Recepção: Jauss, Iser, Stierle (1979), numa primeira fase e Barthes, numa segunda.
PALAVRAS-CHAVE: Leitura ficcional. Recepção. Leitor. Mediador de leitura.
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