A INTERPRETAÇÃO DO TEXTO POÉTICO NO ENSINO MÉDIO E O PONTO DE VISTA DOS ESTUDANTES: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES ACERCA DA DISCIPLINA DE LITERATURA BRASILEIRA
DOI:
https://doi.org/10.47456/contexto.v%25vi%25i.10427Resumo
Este artigo aborda dois estudos de caso realizados para o desenvolvimento de uma tese de Doutorado, envolvendo professores e alunos da rede pública e da rede privada da cidade de Porto Alegre– RS. À luz das teorias da interpretação, esta pesquisa buscou verificar a existência de uma abordagem hermenêutica no trabalho de interpretação de poemas no Ensino Médio. Na visão de Gadamer “a compreensão não pode ser limitada nem pelo que o autor tinha originalmente em mente, nem pelo horizonte do destinatário a que foi escrito o texto na origem.” A partir do momento em que o leitor entra em contato com a obra, ele pode atribuir novos sentidos ao texto, fazendo uma nova interpretação, diversa do sentido que o autor havia idealizado e diversa da proposta na época, na qual a obra foi escrita, adaptando-a a um novo contexto, a um novo período de tempo. No presente artigo, procuramos enfatizar as concepções que os estudantes participantes desta pesquisa possuem acerca do ensino de literatura e poesia, correlacionadas às práticas observadas e aos testemunhos obtidos. Ao privilegiarmos as interpretações realizadas pelos alunos no momento da leitura de um poema, estaremos priorizando a formação do leitor e não apenas a transmissão de informações relacionadas a períodos e autores na disciplina de Literatura Brasileira.
PALAVRAS-CHAVE: Literatura Brasileira. Poesia. Ensino Médio.
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