Leitura literária na prática docente da educação infantil no município de Londrina - PR

Autores

  • Fernanda Graciele Bispo Ribeiro Universidade Estadual de Londrina
  • Sandra Aparecida Pires Franco Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.47456/contexto.v1i42.36760

Resumo

RESUMO: Este artigo teve por objetivo analisar como a leitura literária é trabalhada pelos professores da Educação Infantil, além de identificar como se dá o seu acesso aos livros de literatura infantil. A pesquisa está fundamentada no materialismo histórico-dialético. Os participantes da pesquisa foram 12 professores que responderam ao questionário online. No aspecto geral, foi possível constatar que os professores compreendem o papel da leitura literária como instrumento de ampliação e apropriação dos conhecimentos acumulados que irá contribuir para que a criança sinta a necessidade de ler e escrever. Foi visto também que o acesso aos livros se dá por meio da biblioteca e de forma digital, que um número maior utiliza livros comprados por eles mesmos e que apenas  metade utilizam os  livros  que são disponibilizados pelo governo. Como resultados, apontamos que é preciso políticas públicas que invistam na aquisição de livros para o professor trabalhar todo o contexto literário.

 PALAVRAS-CHAVE: Leitura Literária; Literatura Infantil; Práticas Pedagógicas; Teoria Histórico-Cultural.

 

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Publicado

22-12-2022

Edição

Seção

Dossiê LITERATURA E ESCRITA LITERÁRIA NA EXCITADA SOCIEDADE DO ESPETÁCULO