O mito sacrificial no Ensaio sobre a cegueira

Autores

  • Pedro Fernandes de Oliveira Neto Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.47456/hjp9fv25

Palavras-chave:

Mulher, Sacrifício, Mito, José Saramago

Resumo

No Ensaio sobre a cegueira os grandes padecimentos no mundo em que a visão foi desfeita são das mulheres, mesmo que uma delas se encontre poupada (aparentemente) da cegueira. Esta leitura crítico-interpretativa procura dilucidar os motivos disso à luz do que se designa por mito sacrificial. Dois episódios são essenciais ao desenvolvimento das discussões que recorrem à teoria do sacrifício (Mauss & Hubert, 2017; Girard 2002, 2004 e 2011), do símbolo (Chevalier & Gheerbrant, 2022) e do mito (Barthes, 2003): o estupro coletivo das mulheres culminante no fim trágico da cega das insónias; e a autoimolação da mulher do isqueiro na passagem entre o mundo limitado pelos labirintos do manicômio e o mundo ilimitado da cidade desfigurada. Reafirma-se, assim, a singularidade do feminino saramaguiano como não dicotomia do masculino e certa tentativa de corte realista ao evidenciar a condição histórica a que as mulheres foram submetidas em relação aos homens.

Referências

ANTONELLO, Pierpaolo. Apresentação. In O sacrifício. Trad. Margarita Maria Garcia Lamelo. São Paulo: É Realizações, 2011, p. 9-31.

ARNAUT, Ana Paula. José Saramago. Lisboa: Edições 70, 2008.

ARNAUT, Ana Paula. José Saramago: a literatura do desassossego. Disponível em: www.kufs.ac.jp/Brazil/03docentes/Arnaut.pdf. Último acesso em: 11 fev. 2007, p. 1-19.

BARTHES, Roland. Mitologias. Tradução de Rita Buongermino, Pedro de Souza e Rejane Janowitzer. Rio de Janeiro: Difel, 2003.

BERRINI, Beatriz. Ler Saramago: o romance. Lisboa: Caminho, 1998.

BOSI, Alfredo. Dialética da colonização. 4 ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.

CHEVALIER, Jean; Gheerbrant, Alain. Dicionário de símbolos: mitos, sonhos, costumes, gestos, formas, figuras, cores, números. Tradução de Vera da Costa e Silva, Raul de Sá Barbosa, Angela Melim e Lúcia Melim. 37 ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2022.

GIRARD, René. O sacrifício. Trad. Margarita Maria Garcia Lamelo. São Paulo: É Realizações, 2011.

GIRARD, René. O bode expiatório. Trad. Ivo Storniolo. São Paulo: Paulus, 2004.

GIRARD, René. A voz desconhecida do real: uma teoria dos mitos arcaicos e modernos. Trad. Filipe Duarte. Lisboa: Instituto Piaget, 2002.

JUNG, Carl Gustav. A dinâmica do inconsciente. Trad. Mateus Ramalho Rocha. Petrópolis: Vozes, 1991.

LIPOVETSKY, Gilles. A terceira mulher. Trad. Maria Lúcia Machado. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

MAUSS, Marcel; HUBERT, Henri. Sobre o sacrifício. Tradução de Paulo Neves. São Paulo: Ubu, 2007.

OLIVEIRA NETO, Pedro Fernandes de. Ensaio sobre a cegueira, um romance-síntese sobre a temática do olhar na obra de José Saramago. In Peças para um ensaio. Belo Horizonte: Moinhos, 2020, p. 27-62.

OLIVEIRA NETO, Pedro Fernandes de. Retratos para a construção do feminino na prosa de José Saramago. Curitiba: Appris, 2012.

OLIVEIRA NETO, Pedro Fernandes de. Sob o signo epifanizado do feminino, re-ver Blimunda. Revista Mulheres e Literatura, v. 1, p. 1/01-10, 2008.

OLIVEIRA NETO, Pedro Fernandes de. Acerca do feminino em “O conto da ilha desconhecida”, de José Saramago. Nau Literária (UFRGS), v. 05, p. 01/06-10, 2009.

SARAMAGO, José. Da estátua à pedra e discursos de Estocolmo. Belém: Edufpa, 2013.

SARAMAGO, José. Terra do pecado. 10 ed. Lisboa: Caminho, 2010.

SARAMAGO, José. O ano de 1993. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

SARAMAGO, José. Memorial do convento. 33 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007.

SARAMAGO, José. Ensaio sobre a lucidez. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

SARAMAGO, José. Ensaio sobre a cegueira. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

SARAMAGO, José. In nomine Dei. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.

SEIXO, Maria Alzira. Lugares da ficção em José Saramago. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1999.

Downloads

Publicado

12-12-2025

Artigos Semelhantes

1-10 de 109

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.