Literatura no ensino médio: caminhos para se promover a leitura dos clássicos brasileiros
DOI:
https://doi.org/10.47456/contexto.v%25vi%25i.28267Abstract
RESUMO: Pretende-se discutir a importância dos clássicos, evidenciando motivos da resistência dos alunos do Ensino Médio em ler essas obras previstas no currículo. Ítalo Calvino apresenta o caráter atual dos clássicos e a importância em se abordar o texto original, mesmo abordando adaptações deste. Para Adorno, a indústria cultural facilita o acesso a livros desprovidos do arcabouço necessário que constitui um clássico, entretanto Eco e Bourdieu suscitam um olhar atento e novo à arte industrial. Assim, apresenta-se uma prática desenvolvida com duas turmas de segundo ano dos cursos técnicos em Mecânica e Eletrotécnica integrados ao Ensino Médio do Instituto Federal do Espírito Santo – Campus São Mateus, a partir das obras Dom Casmurro e Ciumento de Carteirinha, analisando as impressões de leitura por meio de comentários orais em sala de aula pelos alunos; e pelas produções de críticas e fanfic’s destes.
PALAVRAS-CHAVE: Literatura. Ensino Médio. Leitura dos clássicos.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Adriana Pin
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.