A relação cultural entre a escola bilingue para surdos e a literatura surda
DOI:
https://doi.org/10.47456/contexto.v%25vi%25i.28272Abstract
RESUMO: Para uma educação realmente verdadeira e completa é imprescindível que o surdo estude em escolas bilíngues. Em uma escola regular as necessidades educacionais dos surdos não são plenamente preenchidas e o aprendizado não é completo. Para que isso ocorra é necessário que toda a escolarização do surdo ocorra em escolas bilíngues para surdos. Partindo destas considerações, este trabalho tem como objetivo apresentar uma discussão sobre a relação cultural existente entre a escola bilíngue para surdos e a literatura surda. A fundamentação teórico-metodológica é bibliográfica e utiliza autores como Guarinello (2007) e Slomski (2010), destacando a importância da escola bilíngue para surdos, Karnopp (2008), Mota (2012) e Perlin (2003), nos estudos sobre a literatura, cultura e identidades próprias de surdos. Exploraremos uma proposta de reeducação inclusiva, resinificando o sentir da literatura.
PALAVRAS-CHAVE: Escola Bilíngue para Surdos. Literatura Surda. Cultura Surda. Surdos.
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Copyright (c) 2020 Maria Rerbelânia de Souza Pereira, Maria Eneida Feitosa
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