Etnografia dos “batuques” afrobrasileiros: reflexões em tempos de patrimonialização
Ethnography of afro-brazilian “batuques”: reflections in times of patrimonialization
DOI:
https://doi.org/10.47456/contexto.v1i41.36719Keywords:
Etnografia. Batuque. Dança. Memória. Patrimônio.Abstract
Para finalizar o meu doutorado em memória social na UNIRIO, escrevi um trabalho sobre a transmissão intergeracional do samba de roda do Recôncavo Baiano em tempos de patrimonialização. Porém, antes de escolher a dança que seria o foco da pesquisa, viajei por vários lugares do Brasil, conhecendo diferentes rodas de dança e música afro-brasileiras, chamadas historicamente de batuques. Este artigo tem o objetivo de apresentar uma breve etnografia onde incluo reflexões e hipóteses sobre performance, memória e transmissão, surgidas a partir dessa experiência, num momento histórico em que as diferentes culturas afro-brasileiras lutam por dar continuidade a seu patrimônio cultural imaterial.
Abstract
To finish my doctorate in social memory at UNIRIO, I wrote a work about the intergenerational transmission of the samba de roda in the Recôncavo Baiano in times of patrimonialization. However, before choosing the dance that would be the research center, I traveled to several places in Brazil, knowing different afro-brazilian “rodas” of dance and music, historically called batuques. This article aims to present a brief ethnography where I include reflections and hypotheses about performance, memory and transmission that emerged from this experience, in a historical moment in which the afro-Brazilian cultures struggle to give continuity to their intangible cultural heritage.
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Copyright (c) 2022 Claudia Lora Krstulovic
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