AMOR DE MÃE E REPRESENTATIVIDADE: IMPACTO PANDÊMICO E A CONSTRUÇÃO DA PROTAGONISTA FEMININA NEGRA
DOI:
https://doi.org/10.47456/contexto.v2i44.43364Abstract
O trabalho busca compreender qual é o impacto pandêmico para a inserção das personagens de mulheres negras na telenovela Amor de Mãe. A narrativa teve sua produção e exibição interrompidas pela pandemia de Covid-19 e após o retorno precisou alterar algumas tramas para conseguir concluir a história. Nesse cenário, foca-se na personagem Vitória, interpretada por Taís Aráujo, umas das protagonistas da telenovela. Como bibliografia adotam-se textos como o Gonzalez (2010), focada na experiência da mulher negra brasileira. A análise é feita por meio do texto da trama, buscando evidenciar as mudanças pelas quais a trama da personagem passa em relação à primeira parte dos capítulos da obra. O estudo revela uma série de acontecimentos controversos sob o ponto de vista dramatúrgico que fazem com que a personagem perca espaço na segunda parte da história. Com isso, a telenovela dá espaço para a continuidade da (não) presença da mulher negra da telenovela brasileira.
PALAVRAS-CHAVE: Telenovela. Representatividade. Mulher Negra. Amor de Mãe.
AMOR DE MÃE AND REPRESENTATION: PANDEMIC IMPACT AND THE CONSTRUCTION OF THE BLACK FEMALE MAIN CHARACTER
ABSTRACT: The work seeks to understand the pandemic's impact on the insertion of the black woman characters in the soap opera Amor de Mãe. The narrative had its production and exhibition interrupted by the Covid-19 pandemic and after the return needed to change some plots to be able to complete the story. In this scenario, it focuses on the character Vitória, played by Taís Aráujo, one of the main characters. As bibliography, texts such as Gonzalez (2010) are adopted, focused on the experience of the Brazilian black woman. The analysis is made through the text of the plot, seeking to highlight the changes by which the plot of the character passes in relation to the first part of the chapters of the work. The study reveals a series of controversial events from the dramaturgical point of view that make the character lose space in the second part of the story. With this, the telenovela gives space for the continuity of the (not) presence of the black woman of the Brazilian telenovela.
KEYWORDS: Soap Opera. Representation. Black Woman. Amor de Mãe.
Downloads
References
ARAÚJO, J. Z. A negação do Brasil: O negro na telenovela brasileira. 2. ed. São Paulo: Senac, 2004.
ALMEIDA, S. L. Racismo estrutural. São Paulo: Pólen, 2019.
CAMPOS, L.; FERES JÚNIOR, J. Televisão em cores?: raça e sexo nas telenovelas “Globais” dos últimos 30 anos. Textos para Discussão GEMAA, Rio de Janeiro, n. 10, p. 1-23, 2015.
CONCEIÇÃO, J. C.; BORGES, R. M. Complexidade narrativa na tv brasileira: uma análise de “Justiça” a partir dos conteúdos de opinião. Anais do Congresso de Ciências da Comunicação na Região Centro-Oeste. São Paulo: Intercom, 2017.
GONZALEZ, L. Por um feminismo afro-latino-americano: ensaios, intervenções e diálogos. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.
HOOKS, B. O olhar opositor: mulheres negras espectadoras. In: ______. Olhares negros: raça e representação. Trad. Stephanie Borges. São Paulo: Elefante, 2019, p. 214-240.
LIMA, S. M. C. A personagem negra da telenovela brasileira: alguns momentos. Revista USP, n. 48, p. 88-99. São Paulo: USP, 2001.
LOPES, M. I. V. Telenovela brasileira: uma narrativa sobre a nação. Comunicação & Educação, v. 26, p. 17- 34. São Paulo: USP, 2003.
RODRIGUES, J. C. O negro brasileiro e o cinema. Rio de Janeiro: Globo, 1988.
SODRÉ, M. Sobre imprensa negra. Lumina - Facom/UFJF - v.1, n.1, p.23-32, jul./dez. 1998.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Matheus Effgen Santos, Gabriela Santos Alves
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.