LITERATURA INFANTIL: UM PERCURSO NO CONTEXTO FRANCÊS

Autores/as

  • Diógenes Buenos Aires de Carvalho Universidade Estadual do Piauí – Uespi
  • Paula Fabrisia Fontinele de Sá Universidade de Brasília – UnB

DOI:

https://doi.org/10.47456/contexto.v%25vi%25i.11956

Resumen

Este artigo propõe uma reflexão teórica sobre o percurso da Literatura infantil, discutindo, sobretudo, as questões relativas ao gênero bem como o seu itinerário e desenvolvimento no contexto da França. Para isso, discutir-se-á, primeiramente, o gênero literatura infantil, procurando evidenciar sua origem e crenças e, em seguida, mostrar-se-á como esse gênero vem se construindo na França, reflexos que repercutem na Literatura infantil ocidental. Para realizar esta reflexão, utilizar-se-ão, em particular, os estudos de Christian Poslaniec (2008), Nathalie Prince (2010), Nelly Novaes Coelho (1984), Philippe Ariès (1981), Regina Zilberman (2003). Veremos, assim, que a literatura infantil modela códigos de comportamento, ao mesmo tempo em que nos fornece os meios para se pensar sobre o que acontece em cada tempo.

PALAVRAS-CHAVE: Literatura infantil. Aspectos de gênero. Literatura infantil francesa.

ABSTRACT: This article aims to reflect on Children’s literature, discussing gender issues and its itinerary and development in the context of France. To that end, we will discuss children's literature as a genre, seeking to demonstrate its origin and beliefs, and then we will try to demonstrate how this genre has been built in France, and how it echoes in occidental children’s literature. To do so, our analysis will be based on the studies of Poslaniec Christian (2008), Nathalie Prince (2010), Nelly Novaes Coelho (1984), Philippe Ariès (1981), and Regina Zilberman (2003). Thus, we will see that children's literature models the codes of behavior while providing us with the means to think about what happens in each time.

KEYWORDS: Children’s Literature. Aspects of Gender. French Children’s Literature.

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Publicado

05-03-2016