VINTE ANOS DE LITERATURA INFANTOJUVENIL E ENSINO DE LITERATURA EM DISSERTAÇÕES E TESES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS DA UFES
DOI:
https://doi.org/10.47456/contexto.v%25vi%25i.12038Resumen
RESUMO: Propomos um levantamento preliminar das pesquisas sobre literatura infantojuvenil, ensino e leitura de literatura no Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Espírito Santo. Objetivamos identificar dissertações e teses defendidas, bem como pesquisas em andamento nos 20 anos de existência do Programa (1994 a 2014), que abordem essas temáticas, por meio de consulta ao banco de dados de dissertações e teses do PPGL-UFES, à Biblioteca setorial da Pós- graduação e aos cadernos de resumos dos Colóquios de Pesquisa em Andamento, a fim de verificar quais são as temáticas abordadas e as filiações teóricas dessas pesquisas. Constatamos que houve, de 1999 a 2003, relevante contribuição do Programa para essas temáticas e um desaparecimento de pesquisas dessa natureza a partir de 2003, entretanto os resumos de pesquisas em andamentos publicados em 2013 e 2014 mostram um ressurgimento desses temas no Programa.
PALAVRAS-CHAVE: Ensino de Literatura. Literatura infantojuvenil. Leitura de literatura. Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Espírito Santo.
ABSTRACT: Proposal of a preliminary survey about infant juvenile literature research, education and reading at Programa de Pós-graduação em Letras of Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). We intent to identify theses and dissertations that were defended, as researches in progress in 20 years of existence of the Programa de Pós-graduação em Letras (1994 to 2014), which approach these themes, by consulting PPGL-UFES dissertation and thesis (Programa de Pós-graduação em Letras - Universidade Federal do Espírito Santo) database and PPGL-UFES library and Colloquy of researchers ongoing abstracts’ books, in order to ascertain which themes are chosen and what is the theoretical affiliations of these researches. It was possible to find between 1999 and 2003 there was a relevant contribution of UFES Programa de Pós-graduação em Letras in relation to these subjects and, on the other hand, dissipation from 2003. However, ongoing research abstracts published in 2013 and 2014 show a resurgence of these themes.
KEYWORDS: Literature Education. Children’s Literature. Literature Reading. Programa de Pós-graduação em Letras - Universidade Federal do Espírito Santo.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.