De freguês em freguês: uma leitura de performances da canção “Freguês da meia-noite”
DOI:
https://doi.org/10.47456/contexto.v%25vi%25i.14936Resumen
RESUMO: Cotejam-se, sob a perspectiva de análise intertextual, dois diferentes momentos performáticos da canção “Freguês da meia-noite”, em versão de áudio: a gravação do rapper Criolo, faixa do álbum Nó na orelha (2011), e a do intérprete Ney Matogrosso, lançada como oitava faixa em Atento aos Sinais (2013). Assumindo que a canção, como performance, está enredada num repertório intertextual, buscamos mostrar como as palavras escritas por Criolo são enriquecidas a cada uma dessas diferentes performances. Para tal análise, arregimentamse diferentes categorias referenciais, tais como a da hipertextualidade, por Gerard Genette; a de poéticas de tradução, de William Barnstone; e as considerações acerca de performance, por Paul Zumthor e Ruth Finnegan.
PALAVRAS-CHAVE: Performance de canção. Perspectiva intertextual. Performance como tradução.
ABSTRACT: To contrast the perspective of intertextual analysis, two different performative moments of “Freguês da meia-noite” in audio version: the rapper Criolo recording, track of Nó na orelha (2011), and, the Ney Matogrosso one, released in Atento aos Sinais (2013). Assuming
that the song as performance is entangled in intertextual repertoire, we try to show how the rediction of the words written by Criolo is being enriched by the each of these different performances. For this analysis, various references are connected such as the hypertextuality, by Gerard Genette; the translation of poetry, by William Barnstone; considerations about performance, by Paul Zumthor and Ruth Finnegan.
KEYWORDS: Song as Performance. Intertextual Perspective. Performance as Translation.
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Derechos de autor 2021 Andressa Zoi Nathanailidis, Jorge Luís Verly Barbosa, Wallas Gomes Zoteli
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