Loucura ensimesmada: a outra história das borboletas

Autores/as

  • Alessandra Leila Borges Gomes Fernandes Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS
  • Yago Rhaynan Rodrigues Amorim Santana Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS

Resumen

Este trabalho analisa a abordagem do tema da loucura no conto ‘Uma história de borboletas’, de Caio Fernando Abreu (1948-1996), publicado no livro Pedras de Calcutá (1975). A narrativa permite pelo menos duas leituras diferentes, que tomaremos neste recorte como caminhos ou possibilidades de discussão da experiência do delírio e do homoerotismo. O conto é uma releitura de ‘Carta a uma senhorita em Paris’, de Julio Cortázar (1914/1984), escritor argentino com quem Caio Fernando Abreu sempre dialogou. Para nos auxiliar neste percurso, usamos o conceito de loucura como uma forma de ativação de um saber oculto, recalcado e esóterico, de Michel Foucault (1993), bem como a ideia da figura de Dom Quixote como um dos mitos do individualismo moderno, proposta por Ian Watt (1996).

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Alessandra Leila Borges Gomes Fernandes, Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS

Állex Leilla (Alessandra Leila Borges Gomes Fernandes) é professora titular de Literatura Portuguesa na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), onde atua também no Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários (PROGEL). Doutora em Estudos Literários pela UFMG e mestre em Literatura pela UFBA. É escritora ficcionista com 07 livros publicados, entre eles o romance Primavera nos Ossos (premiado pelo Programa Petrobras Cultural, em 2010), Chuva Secreta (contos, 2013) e Não se vai sozinho ao paraíso (romance, 2016).

Yago Rhaynan Rodrigues Amorim Santana, Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS

Yago Rhaynan Rodrigues Amorim Santana é oficial da Polícia Militar do Estado da Bahia, mestrando em Estudos Literários no PROGEL, da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), bacharel em Segurança Pública e Defesa Social (APM/UNEB) e bacharelando em Direito (UNEB).

Publicado

23-11-2021