Escola sem Partido sob a abordagem cômica de Porta dos Fundos e Zorra Total
DOI:
https://doi.org/10.47456/contexto.v%25vi%25i.32742Resumen
RESUMO: O Programa Escola sem Partido caracteriza-se como um tema indigesto com o qual profissionais da educação brasileira têm se deparado nos últimos tempos. Embora a situação se mostre enormemente preocupante, e esse seja o tom que prevalece no âmbito educacional, em especial nas humanidades, tem-se adotado a abordagem cômica como uma forma de enfrentar a questão. Neste estudo, nos voltamos a dois esquetes que assumem relevância nesse âmbito: Ensino (Porta dos Fundos, 2016) e Patrulha da Escola sem Partido (Zorra Total, 2017). Para a análise do corpus, valemo-nos dos conceitos de cômico ambivalente, postulado por Bakhtin (1981, 1999), e catarse cômica, conforme proposição de Reckford (1987). A partir dos conceitos mencionados, entendemos ser possível compreender de que modo se dá a abordagem cômica da temática em pauta nos dois esquetes que configuram o corpus do estudo, considerando as estratégias de linguagem empregadas em cada um deles.
PALAVRAS-CHAVE: Escola sem Partido. Cômico ambivalente. Catarse cômica.
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Derechos de autor 2020 Maricélia Nunes dos Santos
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