Diálogos entre crianças da educação infantil e uma professora em torno da obra Cena de rua, de Angela Lago
DOI:
https://doi.org/10.47456/contexto.v%25vi%25i.32757Resumen
RESUMO: Este artigo resulta de pesquisa realizada em torno da obra Cena de rua, de Angela Lago. O objetivo visa a compreender os diálogos entre crianças de 4 e 5 anos e uma professora de uma escola de educação infantil pública em Marília (São Paulo) durante a leitura da obra. As questões orientadoras foram: Quais conhecimentos e experiências as crianças brasileiras inserem nos diálogos? Quais são os aspectos comuns ou distintos, destacados por elas, a partir de seu universo cultural de referência? Quais são os encaminhamentos feitos pela professora? O referencial teórico da análise dos diálogos está em conformidade com concepções de linguagem de Valentin Volóchinov (2002; 2010) e Lev Jakubinskij (2012). Os resultados indicam que as crianças interpretam as obras de arte a partir do lugar social, econômico e cultural em que se encontram e de acordo com a sua formação psíquica a partir de suas experiências.
PALAVRAS-CHAVE: Educação Infantil. Leitura. Literatura para crianças. Livro Cena de Rua.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Dagoberto Buim Arena, Sônia de Oliveira Santos
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.