Diálogos entre crianças da educação infantil e uma professora em torno da obra Cena de rua, de Angela Lago
DOI:
https://doi.org/10.47456/contexto.v%25vi%25i.32757Resumo
RESUMO: Este artigo resulta de pesquisa realizada em torno da obra Cena de rua, de Angela Lago. O objetivo visa a compreender os diálogos entre crianças de 4 e 5 anos e uma professora de uma escola de educação infantil pública em Marília (São Paulo) durante a leitura da obra. As questões orientadoras foram: Quais conhecimentos e experiências as crianças brasileiras inserem nos diálogos? Quais são os aspectos comuns ou distintos, destacados por elas, a partir de seu universo cultural de referência? Quais são os encaminhamentos feitos pela professora? O referencial teórico da análise dos diálogos está em conformidade com concepções de linguagem de Valentin Volóchinov (2002; 2010) e Lev Jakubinskij (2012). Os resultados indicam que as crianças interpretam as obras de arte a partir do lugar social, econômico e cultural em que se encontram e de acordo com a sua formação psíquica a partir de suas experiências.
PALAVRAS-CHAVE: Educação Infantil. Leitura. Literatura para crianças. Livro Cena de Rua.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Dagoberto Buim Arena, Sônia de Oliveira Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.