Literatura infantil indígena contemporânea: indagações

Autores

  • Maria Amélia Dalvi Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

DOI:

https://doi.org/10.47456/contexto.v%25vi%25i.32759

Resumo

RESUMO: Apresentam-se percursos e percalços atinentes à literatura infantil indígena contemporânea, no Brasil. Os questionamentos propostos pelo ensaio são organizados face a aspectos de produção e autoria, publicação e circulação e, enfim, mediação e ensino. Não se estabelecem no texto conclusões e respostas; em vez disso, procura-se contribuir com um “ajuste de foco”, que nos permita indagar com maior discernimento esse objeto relativamente recente nos Estudos Literários e Pedagógicos, a partir de contribuições de diferentes pensadores afins ao materialismo histórico e dialético. Inicialmente, contextualiza-se a Lei 11.645/2008, e evidencia-se a responsabilidade de pesquisadores e professores na superação do etnocentrismo, por meio da experiência literária. Por fim, apresentam-se propostas para o diálogo com aqueles que se dispuserem a assumir a responsabilidade para a qual esta discussão convoca.


PALAVRAS-CHAVE: Literatura Infantil. Literatura Indígena. Literatura Contemporânea.

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Publicado

09-11-2020

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Artigos (Clipe)