A produção literária africana como ferramenta decolonial e antiimperialista

Autores/as

  • Soriba DIAKHABY Universidade Federal de Espírito Santo - UFES
  • João Claudio Arendt Universidade Federal de Espírito Santo - UFES

DOI:

https://doi.org/10.47456/contexto.v1i43.40593

Palabras clave:

Literatura africana; Colonialismo; Imperialismo; África.

Resumen

Este artigo propõe refletir sobre a literatura de ficção em África. Trata-se de abordar as atuações das produções literárias africanas sobre a África no processo de combate contra o sistema (neo)colonial e imperialista, mostrando os processos e métodos de tais sistemas para conquistar aquele continente. Também objetiva destacar os papeis desempenhados pela literatura em África, no âmbito de busca de liberdade política até a elaboração de sua própria história moderna. Metodologicamente, este trabalho se fundamenta no aporte téorico dos autores e pesquisadores seguintes:  Luis Eustaquio Soares e Luis Carlos Mañuz Sarmiento (2019). A literatura africana desempenha papeis significantes para buscar a liberdade política, econômica e militar, que a conduzirá a elaborar a sua própria história moderna.  O surgimento dos atores do terceiro imperialismo (Rússia, China, Índia etc.), está enfraquecendo os grandes imperialistas e neocolonialistas (Europa e Estados Unidos), libertando econômica, política e militarmente os países oprimidos pelo jugo dos ocidentais.

 

Referências

 BÂ, Amadou Hampatê et al. A tradição viva. História geral da África, v. 1, p. 167-212, 2010.

BONNICI, Thomas. Introdução ao estudo das literaturas pós-coloniais. Mimesis, Bauru, v. 19, n. 1, p. 07-23, 1998.

CAMERANO, Ana Cláudia S. A invisibilidade das narrativas africanas em Relações Internacionais: o case da Rainha Nzinga. Monografia – Departamento de Ciências Econômicas e Relações Internacionais – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2018.

EISENSTADT, S. N. Modernidades múltiplas. Revista Sociologia: problemas e práticas, n. 35, p. 139-163, 2001.

LIMA REIS, Eliana Lourenço. As Literaturas Africanas em Tempos Pós-Utópicos. Aletria: Revista de Estudos de Literatura, [S.l.], v. 9, p. 202-210, dez. 2002. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/aletria/article/view/17935. Acesso em 14/12/2022.

OLIVEIRA, Jurema José de. As literaturas africanas e o jornalismo no período colonial. O Marrare. Revista da Pós-Graduação em Literatura Portuguesa da UERJ.
Rio de Janeiro. Instituto de Letras/UERJ, volume 8, ano 2008. Disponível em: http://www.omarrare.uerj.br/numero8/pdfs/jurema.pdf. Acesso em 05/12/2022.

SARMIENTO, Luis Carlos Mañuz; SOARES, Luis Eustaquio. Sete ensaios sobre os imperialismos. Edufes, 2019.

TEOTÔNIO, Rafaella Cristina Alves. Por uma modernidade própria: o transcultural nas obras Hibisco roxo, de Chimamanda Ngozi Adichie, e O Sétimo Juramento, de Paulina Chiziane. Dissertação (Mestrado em literatura e Interculturalidade) – Universidade Estadual de Paraíba, Pró-Reitoria de Pós-graduação, 2013.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Soriba DIAKHABY, Universidade Federal de Espírito Santo - UFES

Mestre em Letras (estudos literarios) pela Universidade Federal de Espirito Santo(UFES)- Brasil. Bolsista de CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nivel Superior). Colaborador estrangeiro do grupo de pesquisa: GEPHADA(Grupo de Estudos e Pesquisa em Historia da Africa e Diaspora Africana) da Universidade federal de Sergipe- Brasil. Estudante no grupo de pesquisa Literatura, Soberania nacional e multipolaridade: Machado, Barreto, Graciliano, Julião e Ivan Angelo, da Universidade Federal do Espirito Santo. Possui graduação (Licenciatura 3) em Letras Português -Université Cheikh Anta Diop de Dakar (2019). Tem experiência na área de Literatura e Civilização portuguêsa. Possui o diploma de "baccalauréat" (equivalente de ENEM no Brasil) do ensino médio - Liceu Comunal de Tambacounda ( 2016, Senegal/ tambacounda). Tem experiência nas áreas de: Linguas e civilizações modernas; Literaturas de lingua francesa.

João Claudio Arendt, Universidade Federal de Espírito Santo - UFES

Professor visitante na FURG e professor voluntário permanente no Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES.  Possui Estágio Pós-doutoral no Instituto Latino-americano da Universidade Livre de Berlim (2011); Doutor em Teoria Literária pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000); É coordenador do GT História da Literatura da ANPOLL. Foi Professor-visitante no Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Mato grosso do Sul (2019-2020) . Seus interesses de pesquisa recaem sobre leitura e recepção, história literária, sistema literário, identidade regional e regionalidade na literatura brasileira. Foi fundador e editor-chefe da Revista Eletrônica ANTARES: LETRAS E HUMANIDADES (2009-2019). É poeta e tradutor.

Publicado

07-05-2023