EDITAR E PUBLICAR LIVROS NA PANDEMIA: NOTAS DO HOME OFFICE

Autores/as

  • Ana Elisa Ribeiro Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.47456/contexto.v2i44.43418

Resumen

Decorrente do diálogo com editoras e pesquisadoras das questões editoriais durante o 24º Congresso de Estudos Literários da UFES, este texto especula sobre possíveis consequências do isolamento social e da crise sanitária da Covid-19 para o mercado de livros no Brasil, considerando especialmente a atividade de editoras independentes e a atuação das mulheres como escritoras, editoras e leitoras. A partir da experiência como professora no bacharelado em Letras/Edição do CEFET-MG e como colaboradora de casas editoriais de variados portes, apresento aqui notas e reflexões sobre a explosão de originais e os entraves de publicar durante uma crise que foi, também, econômica e social. As consequências da pandemia ainda estão por ser sentidas e analisadas.

PALAVRAS-CHAVE: Edição; Pandemia; Mercado Editorial; Produção Editorial.

 

ABSTRACT: As a result of the dialogue with publishers and researchers on editorial issues during the 24th Congress of Literary Studies at UFES, this text speculates on possible consequences of social isolation and the health crisis of Covid-19 for the book market in Brazil, especially considering the activity of independent publishers and the performance of women as writers, publishers, and readers. Based on my experience as a teacher in the graduation course in Letters/Editing at CEFET-MG and as a collaborator with publishing houses of various sizes, I present here notes and reflections on the explosion of originals/manuscripts and the obstacles to publishing during a crisis that was also economic. and social. The consequences of the pandemic are yet to be felt and analyzed.

KEYWORDS: Publishing; Pandemic; Editorial Market; Editorial Production.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Filosofia, História, Geografia, Serviço Social, Comunicação Social, Ciências Sociais, Letras, Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia. Brasília: Ministério da Educação/Conselho Nacional de Educação, 2001. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES0492.pdf Acesso em: 26 ago. 2023.

COLLEU, Gilles. La edición independiente como herramienta protagónica de la bibliodiversidad. Trad. Víctor Goldstein. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: La Marca Editora, 2008.

DE DIEGO, José Luis. La otra cara de Jano. Una mirada crítica sobre el libro y la edición. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Ampersand, 2015.

HAWTHORNE, Susan. Bibliodiversidad. Un manifiesto para la edición independiente. Trad. Sáez Juan Carlos y Alejandro Caviedes. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: La Marca Editora, 2018. [A edição original australiana é de 2014. Em 2017, saiu a edição chilena.]

RIBEIRO, Ana Elisa. Livro e multimodalidade: Concepções em trânsito na obra de Gunther Kress. Revista Dispositiva, v. 11, n. 20, p. 158-172, ago./dez. 2022. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/dispositiva/article/view/29477/20434 Acesso em: 27 ago. 2023.

RIBEIRO, Ana Elisa. Livro, hoje. Multiversidade e aspectos tecnológicos. In: DEAECTO, Marisa Midori; SOREL, Patrícia; KALIL, Lívia (Orgs.) Bibliodiversidade e o preço do livro: da lei Lang à lei Cortez: experiências e expectativas em torno da regulação do mercado editorial (1981- 2021). São Paulo: Ateliê Editorial, 2021.

RIVERA MIR, Sebastián. Edición latinoamericana. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: CLACSO; México DF: Casa Abierta al Tiempo, 2021. (Colección Palabras clave) Disponível em: https://biblioteca-repositorio.clacso.edu.ar/bitstream/CLACSO/15740/1/Edicion-latino.pdf Acesso em: 26 ago. 2023.

SAPIRO, Gisèle. La sociología de la literatura. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 2016. [Sociologia da literatura. Trad. Juçara Valentino. Belo Horizonte: Moinhos/Contafios, 2019.]

SOARES, Magda. Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura. Educação & Sociedade, 23, p. 143-160, 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v23n81/13935. Acesso em: 10 abr. 2023.

VECCHIO, Pollyanna de Mattos Moura. O direito de publicar: autopublicação, fastpublishing e tecnologias digitais no mercado editorial brasileiro. Tese (Doutorado em Estudos de Linguagens). Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2022.

Publicado

03-01-2024

Número

Sección

Dossiê Literatura e leitura na covid-19