Estratégias de leitura versus educação básica: possibilidades de interlocução no texto literário
DOI:
https://doi.org/10.47456/contexto.v%25vi%25i.15953Resumo
Este artigo contempla a importância das estratégias de leitura para potencializar o ato leitor em crianças da educação básica. Contrárias às práticas arcaicas dessa atividade protagonizadas na maioria das salas de aula em nosso território, as estratégias podem dinamizar o processo de leitura e contribuir para a formação de leitores mais ativos e autônomos. As pesquisas e reflexões de Isabel Solé, Cyntia Graziella G. Simões Girotto e Renata Junqueira de Souza foram utilizadas como fonte de estudos e reflexões que inspiram transformações nessa atividade tão imprescindível para efetivar o papel a que a Literatura está vinculada. Como mostra da aplicação das estratégias, utilizou-se o livro A árvore de Beto, de Ruth Rocha, a fim de ilustrar algumas sugestões de atividades como estímulo para uma prática diferenciada. As sistematizações apresentadas servem para propor ao mediador outras formas de ler o texto literário, privilegiando o conhecimento prévio e o uso de inferências.
PALAVRAS-CHAVE: Leitura. Estratégias de leitura. A árvore de Beto.
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