Saberes indígenas na academia: a oralitura como meio de difusão de conhecimento
Indigenous knowledge in the academy: oralitura as a means of knowledge dissemination
DOI:
https://doi.org/10.47456/contexto.v1i45.43951Resumo
As performances de corpos e oralidades como linguagens são tomadas como expressões de saberes. Através da oralitura (Martins, 2021), comunidades indígenas resgatam memórias, difundem conhecimentos e resistem às opressões impostas pela colonização e pelo capitalismo. Em novembro de 2023, reuniram-se lideranças indígenas, docentes e discentes do Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares em Mulheres, Gênero e Feminismo (UFBA), valorizando modos de viver e dessa práxis. Corpos e vozes transmitiram ensinamentos relativos às tradições e ancestralidade de povos, culturas e territórios. O objetivo é registrar formas alternativas de linguagens, com base em teorias críticas e decoloniais, rompendo com opressões e silenciamentos que desvalorizam outros saberes e experiências. Análise de conteúdo e registro da oralitura como modo de difusão de conhecimento são os procedimentos escolhidos. Como resultados, assinalamos a necessidade de valorizar a diversidade de saberes e fomentar a defesa de direitos humanos dos povos indígenas através da educação.
Palavras-chave: Direitos humanos. Educação. Oralitura. Povos indígenas. Saberes tradicionais.
Indigenous knowledge in the academy: oralitura as a means of knowledge dissemination
ABSTRACT: The performances of bodies and orality as languages are taken as expressions of knowledge. Through oral literature (Leda Martins, 2021), indigenous communities rescue memories, disseminate knowledge and resist oppression imposed by colonization and capitalism. In November 2023, indigenous leaders, teachers and students from the Postgraduate Program in Interdisciplinary Studies in Women, Gender and Feminism (UFBA) met, valuing ways of living and this praxis. Bodies and voices transmitted teachings relating to the traditions and ancestry of peoples, cultures and territories. The objective is to record alternative forms of languages, based on critical and decolonial theories, breaking with oppression and silencing that devalue other knowledge and experiences. Content analysis and oral recording as a way of disseminating knowledge are the chosen procedures. As a result, we highlight the need to value the diversity of knowledge and promote the defense of human rights of indigenous peoples through education.
Keywords: Human rights. Education. Oralitura. Indigenous peoples. Traditional knowledge.
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