A escrita retribalizante: análise da criação Concreta do Grupo Noigandres

Autores

  • Fábio D'Almeida Lima Maciel ECA-USP

Resumo

Por volta de década de 1950, jovens paulistas se reuniram para formar aquele que seria conhecido como grupo Noigandres. Motivados por uma afini­dade artística, os três integrantes (Décio Pignatari e os irmãos Augusto e Haroldo de campos) iniciariam a produção teórica e prática da Poesia Concreta.

Inspirados pelos ideais modernistas que se di­fundiam pelo Brasil do período, e pela herança de poetas novecentistas (Mallarmé, Apollinaire, os fu­turistas italianos, entre outros), os participantes do Noigandres buscariam um tipo de poesia que pu­desse satisfazer as necessidades dos novos tempos.

Econômica, social e culturalmente, todos os ideais, inclusive os artísticos, convergiam para uma tomada racional e objetiva na condução do planeja­mento do país. [...]

Downloads

Publicado

10-11-2015

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

MACIEL, Fábio D'Almeida Lima. A escrita retribalizante: análise da criação Concreta do Grupo Noigandres. Farol, [S. l.], v. 1, n. 8, p. 24–29, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/farol/article/view/11422. Acesso em: 8 jan. 2026.