De Otto Stupakoff ao IMS: a primeira seleção de um fotógrafo
DOI:
https://doi.org/10.47456/rf.v1i19A.20460Resumo
Otto Stupakoff foi um renomado fotógrafo brasileiro que consolidou sua atuação fotográfica internacionalmente produzindo para importantes revistas como Harpes's Bazaar e Vogue. O material contendo – negativos, diapositivos, folhas de contato e ampliações – foi transferido por Otto Stupakoff ao Instituto Moreira Salles em 2008. Antes do repasse, o fotógrafo organizou seu material na seguinte configuração: alguns negativos foram divididos em duas caixas pretas denominadas pelo IMS como Caixa 1 e Caixa 2, o restante foi acondicionado em envelopes e pastas. A partir da organização citada acima, focamos na descrição e discussão sobre os negativos contidos nas Caixa 1 e Caixa 2, especialmente na Caixa 1 que refere-se à primeira seleção de Stupakoff. Entendemos que os materiais contidos nessas duas caixas podem ser vistos como documentos de processo que possibilitam o estudo e a análise do percurso criativo do fotógrafo. Além disso, pelo âmbito da escolha pessoal em como organizar e preferenciar sua obra antes de repassá-la a uma instituição de salvaguarda, o fotógrafo demonstra seu olhar frente a seu trabalho. A sistematização das caixas feita pelo próprio autor também possibilita a realização de inferências sobre o processo criativo desse fotógrafo.Downloads
Não há dados estatísticos.
Referências
ANASTÁCIO, Silvia Maria Guerra; SILVA, Célia Nunes. Uma visão sistêmica do
processo criador. Tessituras & Criação, São Paulo, n. 3, p. 52 – 63, set. 2012.
DUBOIS, Phillippe. O ato fotográfico e outros ensaios. 14 ed. Campinas: Papirus, 2012.
FERNANDES JUNIOR, Rubens. (Org.). Otto Stupakoff. São Paulo: Cosac Naify, 2006.
KOSSOY, Boris. Realidades e ficções na trama fotográfica. Cotia: Ateliê Editorial, 1999.
KRAUSS, Rosalind. Lo fotográfico: por una teoria de los desplazamientos. Trad. Zelich, Cristina. Barcelona: Gustavo Gili, 2002.
LIBERMAN, Alexander. Introduction. In: PENN, Irving. Moments Preserved. New York: Simon and Schuster, 1960.
FERRARA, Lucrécia D’Alessio. Leituras sem palavras. 4 ed. São Paulo: Ática, 2004.
JAKOBSON, Roman. Questions de poétique. Paris: Seuil, 1973.
MENDES, Ricardo; ARRUDA, Valdir. Otto Stupakoff: fotografia de moda em São Paulo na década de 1960. In: Revista D’Art, Centro Cultural São Paulo, n.8, São Paulo, dez., p.4-15, 2001.
MENDONÇA, Casimiro Xavier de. No Masp, Stupakoff expõe 13 anos de exílio
voluntário. Jornal da Tarde, São Paulo, p. 15, 28 mar. 1978a.
PFÜTZENREUTER, Edson do Prado. Processo de Criação de Narrativa Hipermidiática. In: Lucilinda
TEIXEIRA. (Org.). Leituras intersemiótica: Estudos Interdisciplinares e Multiculturais. Belém: Editora Unama, v. 1, p. 31-51 2006.
SOULAGES, François. Estética e método. Revista Ars, São Paulo,Usp, v.2, n. 4, 2004.
______. A fotograficidade. Revista Porto Alegre, Porto Alegre, v.13, número 22, maio/2005.
______. Estética da fotografia: perda e permanência. São Paulo: Senac, 2010.
STUPAKOFF, Otto. Lembretes: Otto Stupakoff. In: FERNANDES JUNIOR, Rubens.
Otto Stupakoff. Cosac Naify, 2006.
______. Otto Stupakoff: depoimento [22 mar. 1978a]. Entrevistador: José Nogueira. São Paulo: MIS-SP, 1991. 2 cassetes sonoros.
______. Otto Stupakoff: depoimento [3 nov.1978b]. Entrevistador: José Nogueira. São Paulo: MIS-SP, 1991. 2 cassetes sonoros.
______. Otto Stupakoff: depoimento [3 nov.1978c]. Entrevistador: José Nogueira. São Paulo: MIS-SP, 1991. 2 cassetes sonoros.
______. [carta] [jan. 1978c], São Paulo [para] BARDI, Pietro, São
Paulo. 1f. frente e verso. Texto referente a ele e a exposição de 1978 no MASP.
______. Otto Stupakoff: depoimento [10 out. 2000]. Entrevistadores: Ricardo Mendes e Valdir Arruda. Centro cultural São Paulo, 2000a. 1 cassete sonoro. 1 transcrição.
______. Otto Stupakoff: depoimento [10 out. 2000]. Entrevistadores: Ricardo Mendes e Valdir Arruda. Centro cultural São Paulo, 2000b. 1 cassete sonoro. 1 transcrição.
SALLES, Cecília de Almeida. Gesto inacabado: processo de criação artística. 5 ed. São Paulo: Intermeios, 2013.
______. Crítica genética: fundamentos dos estudos genéticos sobre o processo de criação artística. 3 ed. São Paulo: Educ, 2008.
SICARD, Monique. Les enjeux d’une génétique photographique. Genesis [En ligne], n. 40, 2015. Disponível em: <http://genesis.revues.org/1448>. Último acesso em: 9 ago. 2017.
SPINELI, Patricia Kiss. Entre escolhas: o processo criativo e a poética fotográfica de Otto
Stupakoff. 2017. 376 fls. Tese (Doutorado em Artes Visuais). Instituto de Artes, Unicamp,
Campinas, SP: [s.n.], 2017.
SPINELI, Patricia Kiss; PFÜTZENREUTER, Edson do Prado. A organização do material fotográfico de Otto Stupakoff: o olhar do fotógrafo sobre a sua produção In: XII Congresso da APCG, 2015, Salvador. XII Congresso da APCG Estudos de processo no século XXI: Multilinguismo, multimídia e multiverso, 2015, Salvador. XII Congresso da APCG Estudos de processo no século XXI: Multilinguismo, multimídia e multiverso, 2015. p.125 126.
TOLEDO, Conceição Arruda. Gênese e memória. São Paulo: Komedi, 2000.
processo criador. Tessituras & Criação, São Paulo, n. 3, p. 52 – 63, set. 2012.
DUBOIS, Phillippe. O ato fotográfico e outros ensaios. 14 ed. Campinas: Papirus, 2012.
FERNANDES JUNIOR, Rubens. (Org.). Otto Stupakoff. São Paulo: Cosac Naify, 2006.
KOSSOY, Boris. Realidades e ficções na trama fotográfica. Cotia: Ateliê Editorial, 1999.
KRAUSS, Rosalind. Lo fotográfico: por una teoria de los desplazamientos. Trad. Zelich, Cristina. Barcelona: Gustavo Gili, 2002.
LIBERMAN, Alexander. Introduction. In: PENN, Irving. Moments Preserved. New York: Simon and Schuster, 1960.
FERRARA, Lucrécia D’Alessio. Leituras sem palavras. 4 ed. São Paulo: Ática, 2004.
JAKOBSON, Roman. Questions de poétique. Paris: Seuil, 1973.
MENDES, Ricardo; ARRUDA, Valdir. Otto Stupakoff: fotografia de moda em São Paulo na década de 1960. In: Revista D’Art, Centro Cultural São Paulo, n.8, São Paulo, dez., p.4-15, 2001.
MENDONÇA, Casimiro Xavier de. No Masp, Stupakoff expõe 13 anos de exílio
voluntário. Jornal da Tarde, São Paulo, p. 15, 28 mar. 1978a.
PFÜTZENREUTER, Edson do Prado. Processo de Criação de Narrativa Hipermidiática. In: Lucilinda
TEIXEIRA. (Org.). Leituras intersemiótica: Estudos Interdisciplinares e Multiculturais. Belém: Editora Unama, v. 1, p. 31-51 2006.
SOULAGES, François. Estética e método. Revista Ars, São Paulo,Usp, v.2, n. 4, 2004.
______. A fotograficidade. Revista Porto Alegre, Porto Alegre, v.13, número 22, maio/2005.
______. Estética da fotografia: perda e permanência. São Paulo: Senac, 2010.
STUPAKOFF, Otto. Lembretes: Otto Stupakoff. In: FERNANDES JUNIOR, Rubens.
Otto Stupakoff. Cosac Naify, 2006.
______. Otto Stupakoff: depoimento [22 mar. 1978a]. Entrevistador: José Nogueira. São Paulo: MIS-SP, 1991. 2 cassetes sonoros.
______. Otto Stupakoff: depoimento [3 nov.1978b]. Entrevistador: José Nogueira. São Paulo: MIS-SP, 1991. 2 cassetes sonoros.
______. Otto Stupakoff: depoimento [3 nov.1978c]. Entrevistador: José Nogueira. São Paulo: MIS-SP, 1991. 2 cassetes sonoros.
______. [carta] [jan. 1978c], São Paulo [para] BARDI, Pietro, São
Paulo. 1f. frente e verso. Texto referente a ele e a exposição de 1978 no MASP.
______. Otto Stupakoff: depoimento [10 out. 2000]. Entrevistadores: Ricardo Mendes e Valdir Arruda. Centro cultural São Paulo, 2000a. 1 cassete sonoro. 1 transcrição.
______. Otto Stupakoff: depoimento [10 out. 2000]. Entrevistadores: Ricardo Mendes e Valdir Arruda. Centro cultural São Paulo, 2000b. 1 cassete sonoro. 1 transcrição.
SALLES, Cecília de Almeida. Gesto inacabado: processo de criação artística. 5 ed. São Paulo: Intermeios, 2013.
______. Crítica genética: fundamentos dos estudos genéticos sobre o processo de criação artística. 3 ed. São Paulo: Educ, 2008.
SICARD, Monique. Les enjeux d’une génétique photographique. Genesis [En ligne], n. 40, 2015. Disponível em: <http://genesis.revues.org/1448>. Último acesso em: 9 ago. 2017.
SPINELI, Patricia Kiss. Entre escolhas: o processo criativo e a poética fotográfica de Otto
Stupakoff. 2017. 376 fls. Tese (Doutorado em Artes Visuais). Instituto de Artes, Unicamp,
Campinas, SP: [s.n.], 2017.
SPINELI, Patricia Kiss; PFÜTZENREUTER, Edson do Prado. A organização do material fotográfico de Otto Stupakoff: o olhar do fotógrafo sobre a sua produção In: XII Congresso da APCG, 2015, Salvador. XII Congresso da APCG Estudos de processo no século XXI: Multilinguismo, multimídia e multiverso, 2015, Salvador. XII Congresso da APCG Estudos de processo no século XXI: Multilinguismo, multimídia e multiverso, 2015. p.125 126.
TOLEDO, Conceição Arruda. Gênese e memória. São Paulo: Komedi, 2000.
Downloads
Publicado
10-08-2018
Como Citar
Spineli, P. K., & Pfützenreuter, E. do P. (2018). De Otto Stupakoff ao IMS: a primeira seleção de um fotógrafo. Farol, 14(19A), 97–108. https://doi.org/10.47456/rf.v1i19A.20460
Edição
Seção
Seção Temática
Licença
Os autores de trabalhos submetidos à Revista Farol autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua orignalidade, autoria e ineditismo.