Computador-atelier como agenciamento maquínico

análise sobre o processo de criação da artista multimídia Liana Timm

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/rf.v17i24.31234

Palavras-chave:

Artista X, processo de criação, computador-atelier, agenciamento maquínico

Resumo

Este artigo surge de uma pesquisa de doutorado que buscou analisar o processo de criação da artista multimídia X que utiliza o computador como atelier para sua produção artística. Utilizou-se a cartografia como metodologia de pesquisa, por esta privilegiar o acompanhamento do processo de criação. O objetivo deste artigo é refletir sobre a relação híbrida do agenciamento homem-máquina, entendendo a mesma como potência maquínica. Busca-se, portanto, demonstrar a potência política de maquinar a máquina, na criação de novos devires.

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Biografia do Autor

Andresa Thomazoni, UNINI Porto Rico

Psicóloga UFRGS, Mestre em Psicologia Social e Institucional UFRGS e doutora em Informática na Educação UFRGS. Atualmente é professora do Mestrado em Educação, Mestrado em Docência Universitária e Especialização em Inovação e Tecnologia Educativa da Universidade Internacional Iberoamericana UNINI Porto Rico.

Tania Fonseca, UFRGS

Psicóloga, Doutora em Educação/UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Docente nos programas de pós-graduação em Psicologia Social e Institucional e em Informática na Educação/UFRGS. Desenvolve pesquisas nas linhas Clínica, Subjetividade e Política e Interfaces Digitais em Educação, Arte, Linguagem e Cognição.

Margarete Axt, UFRGS

Professora doutora em Linguistica Aplicada, professora e pesquisadora no Programa de Pós-graduação em Educação e no Programa de Pós-graduação em Informática na Educação/UFRGS e coordenadora do Laboratório em Linguagem, interação e cognição.

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Publicado

21-09-2021

Como Citar

Thomazoni, A., Fonseca, T., & Axt, M. (2021). Computador-atelier como agenciamento maquínico: análise sobre o processo de criação da artista multimídia Liana Timm. Revista Farol, 17(24), 160–173. https://doi.org/10.47456/rf.v17i24.31234

Edição

Seção

Artigos