Vol. 17 No. 24 (2021)

Imagem de capa. Trabalho de Charlene Bicalho. Onde você ancora seus silêncios #2. Fotografia de Luara Monteiro.

A Farol apresenta, em sua edição de número 24, cinco artigos inéditos e a Seção Temática "Arte Contemporânea e expressões artístico-culturais nas relações étnico-raciais", organizada por Aissa Afonso Guimarães e Renata Gomes Cardoso. Nosso ensaio de abertura é de Janna Schoenberger, com tradução de Angela Grando.

Published: 21-09-2021

Ensaios

  • Bas Jan Ader’s Ludic Conceptualism: Performing a transnational identity

    Janna Schoenberger
    10-21
    DOI: https://doi.org/10.47456/rf.v17i24.36569

Seção Temática

  • Arte Contemporânea e expressões artístico-culturais nas relações étnico-raciais

    Aissa Afonso Guimarães, Renata Gomes Cardoso
    24-26
    DOI: https://doi.org/10.47456/rf.v17i24.36571
  • The History of White-Brazilian Art and the Limits of Black Humanity

    Kleber Antonio de Oliveira Amancio Amancio
    27-38
    DOI: https://doi.org/10.47456/rf.v17i24.36351
  • The Lance and the Arc, or for a quilombist-becoming of art

    Jorge Vasconcellos
    39-44
    DOI: https://doi.org/10.47456/rf.v17i24.36353
  • Voltar à encruzilhada a poética do retorno de Geovanni Lima

    Maíra Freitas de Souza, Geovanni Silva Lima
    45-56
    DOI: https://doi.org/10.47456/rf.v17i24.35564
  • I do not walk alone a path to remember and re-signify in the work of Paulo Nazareth

    Camila Calolinda da Silva, Alex Fabiano Alonso , Eluiza Bortolotto Ghizzi
    57-68
    DOI: https://doi.org/10.47456/rf.v17i24.35573
  • Impulso Historiográfico na prática artística de Rosana Paulino o caso da exposição Atlântico Vermelho no Padrão dos Descobrimentos (2017)

    Lucas Ferreira de Vasconcellos, Rita Lages
    69-79
    DOI: https://doi.org/10.47456/rf.v17i24.35568
  • On politics of the female black body and jongo’s territorialities in the fight against racism

    Patrícia Rufino
    80-93
    DOI: https://doi.org/10.47456/rf.v17i24.36407
  • Quilombo, território e patrimônio cultural a visão de duas lideranças

    Osvaldo de Oliveira, Paula Aristeu Alves
    94-107
    DOI: https://doi.org/10.47456/rf.v17i24.35641
  • Viva São Benedito! Resistence and experience in the Banda de Congo Amores da Lua from the city of Vitória, ES Resistência e experiência na Banda de Congo Amores da Lua da cidade de Vitória, ES

    Elisa Ramalho Ortigão
    108-121
    DOI: https://doi.org/10.47456/rf.v17i24.35546
  • Benjamin de Oliveira The Black Clown at the White Hall

    José Luiz Ligiéro
    122-138
    DOI: https://doi.org/10.47456/rf.v17i24.36352
  • Uma escuta das migrações, músicos haitianos e performances em deslocamento

    Daniel Stringini
    139-150
    DOI: https://doi.org/10.47456/rf.v17i24.35192

Artigos

  • Curadoria e Tecnologia, História e Arte pensando a mediação

    Ana Gláucia Oliveira Motta
    152-159
    DOI: https://doi.org/10.47456/rf.v17i24.30467
  • Computador-atelier como agenciamento maquínico análise sobre o processo de criação da artista multimídia Liana Timm

    Andresa Thomazoni, Tania Fonseca, Margarete Axt
    160-173
    DOI: https://doi.org/10.47456/rf.v17i24.31234
  • Navigator the paths to the aesthetic experience in art/education

    Rafaela Pupin de Oliveira, Eliane Patricia Grandini Serrano
    174-182
    DOI: https://doi.org/10.47456/rf.v17i24.36408
  • The Expressionism and the Poetics of Waste

    Olga Kempinska
    183-191
    DOI: https://doi.org/10.47456/rf.v17i24.34356
  • O O sujeito criador através da autoanálise da própria produção artística. Uma abordagem transversal desde as artes visuais, a psicologia analítica e a arteterapia

    Fernando Alvarez
    192-203
    DOI: https://doi.org/10.47456/rf.v17i24.32905

Traduções

  • O Conceitualismo Lúdico de Bas Jan Ader: Performando a Identidade Transicional

    Janna Schoenberger; Angela Grando, Léa Araujo Rodrigues da Silva
    205-2017
    DOI: https://doi.org/10.47456/rf.v17i24.36570