Navegante
os caminhos para a experiência estética na arte/educação
DOI:
https://doi.org/10.47456/rf.v17i24.36408Palavras-chave:
experiência estética, arte/educação, mediação, processo criativoResumo
Este artigo apresenta uma discussão sobre as possibilidades poéticas e educativas da experiência estética, uma forma particular de interação com objetos artísticos, tanto do ponto de vista da fruição como do fazer poético. Ambos podem ser explorados pelo arte/educador, como mediador, pesquisador e agente em processos criativos. Estes aspectos são explorados pela metáfora do navegante, o qual é conceituado como sujeito que é desafiado a criar seu próprio caminho para vivenciar a experiência. Os conceitos teóricos, o olhar poético e suas relações evidenciam a importância do “navegar” em momentos desafiantes como o de pandemia. Identifica-se o processo orgânico e subjetivo da experiência, o papel do professor-artista, a educação estética e o potencial da arte na formação do ser humano.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Célia Maria de Castro. Ser artista, ser professor: Razões e paixões do ofício. São Paulo: Editora UNESP, 2009.
BARBOSA, Ana Mae. John Dewey e o Ensino de arte no Brasil. 6 ed. São Paulo: Cortez, 2008.
CARLESSO, Dariane; TOMAZETTI, Elisete Medianeira. as condições de (im)possibilidade da experiência em John Dewey e Jorge Larrosa: algumas aproximações. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 19, n. 2, p. 75-97, jul./dez. 2011. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/2204. Acesso em: 20 de ago. 2020.
CURI, Fernanda. “Ricardo Basbaum, um artista-etc”. Bienal, 2012. Disponível em: http://www.bienal.org.br/post/551. Acesso em: 22 de ago. 2020.
DEWEY, John. Arte como Experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
GREUEL, Marcelo da Veiga. Da" Teoria do Belo" à" Estética dos sentidos": reflexões sobre Platão e Friedrich Schiller. Anuário de Literatura, v. 2, n. 2, p. 147-155, 1994.
KASTRUP, Virgínia; GRINSPUM, Denise; TEIXEIRA, Guilherme; GIDALI, Marika; COUTINHO, Rejane. Entre o encontro e a provocação: a ação mediadora. In: MARTINS, Mirian Celeste; EGAS, Olga e SHULTZE, Ana Maria (org.) Mediando [con]tatos com arte e cultura. São Paulo: Pós-graduação do Instituto de Artes/Unesp, 2007, p. 41-60.
LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista brasileira de educação, n. 19, p. 20-28, 2002.
MARTINS, Mirian Celeste, DEMARCHI, Rita. Mediação cultural: entre sujeitos/corpos/experiências estéticas. Revista Digital Arte Educação-Cultura-Formação-Comunicação-Produção. V. 8. n. 17. julho, 2016.
LOYOLA, Geraldo F; PIMENTEL, Lúcia G. Professor-artista-professor: Reflexões Estéticas Sobre o Ensino-aprendizagem em Arte. In: Seminário da Pós-Graduação em Artes na UFMG: Pesquisas em Andamento. 1. 2015, Belo Horizonte. Anais… Belo Horizonte: SEPOGA, 2015.
MARTINS, Mirian Celeste; PICOSQUE, Gisa. Mediação cultural para professores andarilhos na cultura. São Paulo: Intermeios, 2012.
PONTES, Gilvânia Maurício Dias de. Reflexões sobre a experiência estética na educação. Revista GEARTE, v. 2, n. 2, p. 203-212, ago. 2015. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/gearte. Acesso em: 20 de ago. 2020.
QUINTÁS, Alfonso López. Estética. EDIÇÃO Petrópolis: Vozes, 1993.
VASCONCELOS, Edmilson Vitória de. As poéticas pedagógicas do artista-professor. In: RAMALHO, Sandra Regina; OLIVEIRA, Sandra Marcowiecky (Orgs). Encontro Nacional da ANPAP, 16, 2007, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: UDESC, 2007. p.791-799.Disponível em: http://anpap.org.br/anais/2007/2007/artigos/080.pdf. Acesso em 05 de ago. 2020.