Arte Contemporânea e expressões artístico-culturais nas relações étnico-raciais

Autores

  • Aissa Afonso Guimarães PPGA/CAR/UFES
  • Renata Gomes Cardoso PPGA/CAR/UFES

DOI:

https://doi.org/10.47456/rf.v17i24.36571

Resumo

Conforme anunciamos na chamada para este número da Revista Farol, uma reflexão que se queira atual sobre a arte e as culturas brasileiras deve considerar heranças distintas, que conduziram à complexidade e diversidade da arte e das expressões culturais que circulam de norte a sul do país. Não apenas no Brasil, mas também internacionalmente, as discussões sobre as relações étnico-raciais se ampliam continuamente no meio acadêmico e em reconhecidas instituições, como resultado de ações que partem de muitos agentes dentro da sociedade, trazendo questionamentos sobre as bases do conhecimento ocidental e das políticas culturais de um sistema que é, ainda, estruturalmente excludente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aissa Afonso Guimarães, PPGA/CAR/UFES

Professora titular da Universidade Federal do Espírito Santo/UFES, docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Artes - PPGA/UFES, pesquisadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros - NEAB/UFES. Bacharel, licenciada e mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - IFCS/UFRJ, doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - ECO/UFRJ. Atua na área de Artes no ensino, na pesquisa e na extensão no campo das artes populares e do patrimônio cultural afro-brasileiro, envolvendo ações de salvaguarda e produção de conhecimentos, junto aos sujeitos e comunidades detentores das culturas tradicionais, com ênfase no estado do Espírito Santo.

Renata Gomes Cardoso, PPGA/CAR/UFES

Docente do Centro de Artes da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), vinculada ao Departamento de Teoria da Arte e Música e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGA), na área Arte e Cultura e linha de pesquisa Teorias e Processos Artístico-Culturais. Realizou pós-doutorado no Museu de Arte Contemporânea da USP, como bolsista do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD-CAPES), entre 2014-2016. Na USP foi também Professora temporária (2013-2014), atuando na EACH-Escola de Artes Ciências e Humanidades, campus da cidade de São Paulo conhecido como USP-Leste. Doutora em Artes (2012), na área de Artes Visuais, na linha de pesquisa Fundamentos Teóricos das Artes [História da Arte], pelo Instituto de Artes da UNICAMP e Mestre em História, na área de História da Arte (2007) pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UNICAMP. Possui experiência na área de História da Arte e Cultura, tendo trabalhado com os seguintes temas: Arte Moderna, Vanguardas Artísticas, Escola de Paris, Modernismo no Brasil, Anita Malfatti, Arte Brasileira, Arte e cultura séc. XIX e XX.

Referências

Guimarães, A. A.; Cardoso, R. G. (2021). Arte Contemporânea e expressões artístico-culturais nas relações étnico-raciais. Revista Farol, 17(24).

Downloads

Publicado

21-09-2021

Como Citar

Guimarães, A. A., & Cardoso, R. G. . (2021). Arte Contemporânea e expressões artístico-culturais nas relações étnico-raciais. Revista Farol, 17(24), 24–26. https://doi.org/10.47456/rf.v17i24.36571

Edição

Seção

Seção Temática

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)