Diálogos com povos tradicionais e diversidade cultural no XV Seminário Capixaba sobre o Ensino de Arte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/rf.v20i30.44134

Palavras-chave:

Artes populares, Mestres de Saberes, Cultura Tradicional

Resumo

O presente artigo é inspirado na 2ª Conferência intitulada “Povos Originários”, realizada durante o XV Seminário Capixaba do Ensino da Arte, na Universidade Federal do Espírito Santo. “Diálogos urgentes” foi o título do seminário, para nomear a necessidade de se debater temas emergentes na contemporaneidade, como as questões relacionadas aos povos originários, e a necessidade de se estabelecer o diálogo com os sujeitos detentores de diferentes conhecimentos. Primeiro, destacamos o processo de transmissão de conhecimento na cultura tradicional, tendo como base um Ponto de Memória numa comunidade quilombola no norte do ES. Segundo comentamos a relevância das mulheres neste processo. Terceiro, examinamos articulações entre ensino-aprendizagem e cultura tradicional, no contexto das artes populares. Considerando os diálogos na Conferência, apontamos que o trabalho colaborativo junto aos mestres da cultura tradicional contribuiria com a inclusão da história e da cultura indígena, africana e afro-brasileira no ensino formal, em todos os níveis. Repercutimos a demanda pela inclusão de jovens indígenas e negros quilombolas nas escolas e universidades como princípio democrático do direito à vida, que passa pela inclusão da diversidade cultural nos debates nestes espaços.

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Biografia do Autor

Aissa Afonso Guimarães, UFES

Professora do Departamento de Teoria da Arte e Música, do Centro de Artes da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Atua na área de Artes no ensino, na pesquisa e na extensão, no campo do patrimônio cultural e das culturas tradicionais e populares afro-brasileiras, com ênfase no estado do Espírito Santo. Coordenadora do Programa de Extensão Jongos e Caxambus: memórias de mestres e patrimônio cultural afro-brasileiro no ES (PROEX/UFES).

Jane Seviriano Siqueira, UFES

Com graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Espírito Santo, com habilitação em licenciatura e bacharelado. Na graduação desenvolveu pesquisa na articulação entre memória coletiva, samba e carnaval. Tem mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Espírito Santo, onde realizou pesquisa com comunidades quilombolas no Espírito Santo. Atualmente faz doutorado na Universidade de Santa Catarina e desenvolve pesquisa com comunidade rural negra na costa centro-sul do Peru, na linha de pesquisa Arte, Etnomusicologia, Imagem, Linguagem e Performance. Está vinculada ao Grupo de Estudos em Oralidade e Performance, GESTO/UFSC/CNPq. Foi bolsista e colaboradora no Programa de Pesquisa e Extensão Jongos e Caxambus no Espírito Santo, na Universidade Federal do Espírito Santo, em 2012, 2013 e 2016.

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Publicado

27-08-2024

Como Citar

Guimarães, A. A., & Siqueira, J. S. (2024). Diálogos com povos tradicionais e diversidade cultural no XV Seminário Capixaba sobre o Ensino de Arte. Farol, 20(30), 43–56. https://doi.org/10.47456/rf.v20i30.44134

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