O O sujeito criador através da autoanálise da própria produção artística.

Uma abordagem transversal desde as artes visuais, a psicologia analítica e a arteterapia

Autores

  • Fernando Alvarez DAV/CAR/UFES

DOI:

https://doi.org/10.47456/rf.v17i24.32905

Palavras-chave:

Auto-analise; Artes plásticas; Psicologia analítica; Arteterapia; Cultura híbrida.

Resumo

O presente artigo propõe-se analisar a posteriori, tanto uma série de imagens plásticas -esboços, desenhos e pinturas-, quanto registros escritos desde uma óptica psicanalítica. Tomando como ponto de partida o pensamento de Freud sobre arte e estética, e em especial, as inter-relações entre o inconsciente e os processos criativos, a técnica da psicanálise possibilitaria às próprias pessoas examinadas solucionarem os seus enigmas oníricos. O que poderia ser extensível às imagens visuais. Pretende-se, portanto, analisar alguns recortes do próprio fazer artístico no intuito de obter uma visão de conjunto -embora subjetiva- do concomitante processo de maduração psicológica do indivíduo mediado pelos processos criativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Alvarez, DAV/CAR/UFES

Doutor em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas/SP (2007) e Mestre em Artes pela Universidade Estadual de Campinas/SP (2002). Possui graduação em Licenciatura em Artes Plásticas, especialização em Pintura pelo Instituto Superior de Artes (1982). Atualmente é professor associado I no Departamento de Artes Visuais do Centro de Artes da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Desenho, Gravura, Pintura e Vídeo, atuando principalmente nos seguintes temas: objetos artísticos híbridos, história da arte- artes plásticas, e arte cubana- história. 

Referências

AKHILANANDA, S. Hindu psychology: Its meanings for the West. NY: Harper & Brothers, 1946.

ANZIEU, D. A auto-analise de Freud. PA: Artes Médicas, 1989.

BELLEMIN-NOËL, J. Psicanálise e literatura. SP: Cultrix, 1983.

BAUMAN, Z. A cultura no mundo líquido moderno. RJ: Zahar, 2013.

FREUD, S.. A interpretação dos sonhos. Obras psicológicas completas, vol. IV e V. RJ: Imago, 1976.

___. A interpretação dos sonhos. Obras psicológicas completas, vol. IV e V. RJ: Imago, 1976.

___. Conferências introdutórias sobre a psicanálise. SP: Cia das Letras, 2014.

GONZÁLEZ DE ARMAS, J. Labor de hormiga palavras para o catálogo. Pintura de la Contemplación, Galeria de Arte Alamar, Havana, Cuba, janeiro de 1991.

HOERNI, U.; Fischer, T.; Kaufmann, B. A arte de C. G. Jung. Petrópolis: Vozes, 2019.

JEAN-CLAUDE, B. Conversando com J. Piaget. RJ: DIFEL, 1978.

JUNG, C. G. Conferências introdutórias sobre psicanálise. volume XV da Edição Standard Brasileira, RJ: Imago Editora, 1976.

___. Símbolos da transformação. Vol. V das Obras completas. RJ: Editora Vozes, 1989. ___. O homem e seus símbolos. RJ: Harper Collins (3ra edição), 2016.

LÉPINE, C. O inconsciente na antropologia de Lévi-Strauss. SP: Ática, 1979.

MEZAN, R. Freud, pensador da cultura. SP: Cia das Letras, 1985.

PEREIRA, M. E. C. Notas da disciplina AT319 A: Fundamentos teóricos e clínicos da arteterapia. Pós-graduação, Instituto de Artes/UNICAMP, 2000.

Downloads

Publicado

21-09-2021

Como Citar

Alvarez, F. (2021). O O sujeito criador através da autoanálise da própria produção artística. : Uma abordagem transversal desde as artes visuais, a psicologia analítica e a arteterapia. Revista Farol, 17(24), 192–203. https://doi.org/10.47456/rf.v17i24.32905

Edição

Seção

Artigos