“Arte é um jeito de estar no mundo”

Utilização da Arte por docentes universitários

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/rf.v20i30.32863

Palavras-chave:

Arte, Docência, Ensino Superior, Psicologia

Resumo

O artigo relata uma pesquisa que objetivou conhecer e analisar a utilização e a fruição da Arte por docentes de uma Universidade pública de Minas Gerais. A construção de dados foi realizada por meio de questionário online que englobou questões como definição de Arte; interesse e apreciação de linguagens artísticas; função da Arte na Universidade e uso desta em atividades acadêmicas. Tivemos 38 docentes respondentes, majoritariamente das Ciências Humanas, com unanimidade sobre interesse por Arte. Temos a maioria entendendo-a como uma forma de expressão dos sentimentos e da subjetividade humana e utilizando-a em atividades na sala de aula. De maneira geral, mesmo com o reconhecimento da importância da Arte, ainda é necessário reiterar seu uso na Universidade almejando uma formação ampliada de futuros profissionais.

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Biografia do Autor

Silvia Maria Cintra da Silva, Universidade Federal de Uberlândia

É graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1990), mestre (1993) e doutora (2002) em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Realizou pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano da USP (2007) e no Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação da PUC - SP (2020). Professora Titular da Universidade Federal de Uberlândia, ministra aulas na graduação e no mestrado do Instituto de Psicologia e supervisiona estágio na área de Psicologia Escolar.

 

Giovanna Malavolta Pizzo, Universidade Federal de Uberlândia

Mestre em Psicologia e Família pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM - Psicóloga (CRP 04/63511) pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU . Pós-graduada em Fundamentos da Psicanálise: Teoria e Clínica - Instituto ESPE Brasil.

Fabiano Prata Stacciarini Jr., Universidade Federal de Uberlândia

Graduando em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia.

Camila Turati Pessoa, Universidade Federal de Uberlândia

Professora Adjunta na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) na Faculdade de Educação - Curso de Pedagogia e Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED). Anteriormente Professora Adjunta na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Departamento de Psicologia - Psicologia e Educação. Pós-doutorado em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá - UEM/PR. Doutora em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM/PR) na linha de Pesquisa Desenvolvimento Humano e Processos Educativos - Bolsista CAPES por 2 anos, com estágio de Doutorado Sanduíche com bolsa CAPES na Universidad Pablo de Olavide (UPO), Espanha. 

 

 

 

Referências

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Publicado

27-08-2024

Como Citar

Silva, S. M. C. da, Pizzo, G. M., Stacciarini Jr., F. P., & Pessoa, C. T. (2024). “Arte é um jeito de estar no mundo”: Utilização da Arte por docentes universitários. Farol, 20(30), 118–133. https://doi.org/10.47456/rf.v20i30.32863

Edição

Seção

Seção Temática