“Arte é um jeito de estar no mundo”

Utilização da Arte por docentes universitários

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/rf.v20i30.32863

Palavras-chave:

Arte, Docência, Ensino Superior, Psicologia

Resumo

O artigo relata uma pesquisa que objetivou conhecer e analisar a utilização e a fruição da Arte por docentes de uma Universidade pública de Minas Gerais. A construção de dados foi realizada por meio de questionário online que englobou questões como definição de Arte; interesse e apreciação de linguagens artísticas; função da Arte na Universidade e uso desta em atividades acadêmicas. Tivemos 38 docentes respondentes, majoritariamente das Ciências Humanas, com unanimidade sobre interesse por Arte. Temos a maioria entendendo-a como uma forma de expressão dos sentimentos e da subjetividade humana e utilizando-a em atividades na sala de aula. De maneira geral, mesmo com o reconhecimento da importância da Arte, ainda é necessário reiterar seu uso na Universidade almejando uma formação ampliada de futuros profissionais.

Biografia do Autor

  • Silvia Maria Cintra da Silva, Universidade Federal de Uberlândia

    É graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1990), mestre (1993) e doutora (2002) em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Realizou pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano da USP (2007) e no Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação da PUC - SP (2020). Professora Titular da Universidade Federal de Uberlândia, ministra aulas na graduação e no mestrado do Instituto de Psicologia e supervisiona estágio na área de Psicologia Escolar.

     

  • Giovanna Malavolta Pizzo, Universidade Federal de Uberlândia

    Mestre em Psicologia e Família pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM - Psicóloga (CRP 04/63511) pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU . Pós-graduada em Fundamentos da Psicanálise: Teoria e Clínica - Instituto ESPE Brasil.

  • Fabiano Prata Stacciarini Jr., Universidade Federal de Uberlândia

    Graduando em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia.

  • Camila Turati Pessoa, Universidade Federal de Uberlândia

    Professora Adjunta na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) na Faculdade de Educação - Curso de Pedagogia e Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED). Anteriormente Professora Adjunta na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Departamento de Psicologia - Psicologia e Educação. Pós-doutorado em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá - UEM/PR. Doutora em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM/PR) na linha de Pesquisa Desenvolvimento Humano e Processos Educativos - Bolsista CAPES por 2 anos, com estágio de Doutorado Sanduíche com bolsa CAPES na Universidad Pablo de Olavide (UPO), Espanha. 

     

     

     

Referências

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Publicado

27-08-2024

Edição

Seção

Seção Temática

Como Citar

“Arte é um jeito de estar no mundo”: Utilização da Arte por docentes universitários. (2024). Farol, 20(30), 118-133. https://doi.org/10.47456/rf.v20i30.32863